
Candidatos que faltaram um ou os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado em 5 e 12 de novembro, serão considerados ausentes, de acordo com edital do exame. Nesse contexto, esses participantes também não poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 83, na próxima edição da avaliação.
No entanto, estudantes que se ausentaram e puderem comprovar doenças infectocontagiosas, que tiveram problemas logístico ou candidatos cujo locais de provas localizados a mais de 30 quilômetros das residências podem pedir reaplicação do Enem 2023, através da Página do Participante entre os dias 13 e 17 de novembro.
Os pedidos serão avaliados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A realização das provas de reaplicação são juntamente com o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PLL), ou seja, nos dias 12 e 13 de dezembro.
Abstenções no Enem 2023
O segundo dia e último de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no último domingo (12), teve 32% de abstenção, em todo o território brasileiro, segundo dados divulgados durante o balanço preliminar, realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep. Já o primeiro dia da avaliação contabilizou o quantitativo de 28,1% de faltosos.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES