Enem: fazer cálculos nas provas é obrigatório? Entenda

Confira a explicação do professor de matemática Yago Henrique
- (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo)

Por Ellen Tavares 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é dividido por áreas do conhecimento, compostas por Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, além de uma redação. As questões da prova são de múltipla escolha e os gabaritos devem ser indicados em um cartão-resposta.

Por conta do formato do Enem, muitos estudantes revelam ter dúvidas sobre os cálculos necessários no exame. Um dos questionamentos mais frequentes é se não realizar as equações pode fazer com que o quesito seja anulado.

Segundo o professor de matemática Yago Henrique, o cálculo não é exigido no Enem. “A única coisa que é analisada para a pontuação da prova é o gabarito entregue ao fiscal (gabarito que deve ser corretamente preenchido com a cor e com a frase), mas todo cálculo e rascunho são descartados. O aluno pode, inclusive, fazer a prova sem cálculo algum, mas obviamente isso não é aconselhável, afinal, para ter certeza do resultado em questões de Matemática e Natureza, é preferível o cálculo”, explica o docente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES