Jovem ajuda outros candidatos do Enem com dicas de redação

Pernambucana usa sua conta no Instagram para ajudar colegas
Ana Luiza tem 17 anos. Foto: Cortesia/Arquivo pessoal
-

Uma jovem de 17 anos estuda para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como outros candidatos brasileiros. Mas, para a pernambucana Ana Luiza Borges, a preparação para o vestibular também inclui ajudar outros alunos a exercitarem a redação.

Em sua página no Instagram, a jovem compartilha curiosidades e dicas de estudos. Depois que saiu o resultado do Enem 2020, em que ela alcançou 960 na redação, muitos seguidores a procuraram para que ela desse algumas mentorias. E assim ela exercita os aprendizados.

Ana conta que a ideia de começar a dar as orientações veio de sua própria vivência com os estudos. “Apenas no meu terceiro ano eu tive a oportunidade de fazer um cursinho, que foi em Nazaré, e eu me esforcei bastante. Até porque é uma redação complicada a do o Enem, então a gente sempre tem esse medinho. E aí, a ideia surgiu quando eu percebi, depois do resultado, que o pessoal ainda tinha muita dúvida e muita gente que eu conheço não tinha tanta condição de pagar cursinho. E eu vi que podia ajudar de alguma forma. Eu gosto muito de ajudar as pessoas, então queria dar a oportunidade que eu não tive no meu ensino médio, porque eu só consegui ter essa oportunidade no meu terceiro ano”, conta. Ana estudou o ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A estudante quer passar em medicina, e para isso se mudou para o Recife, onde faz cursos preparatórios. Mesmo com o cronograma intenso de estudos, ela se organiza para produzir os conteúdos. “Morando em Recife agora é muita coisa, eu tenho um tempo muito limitado. Mas, durante o momento de descanso que eu tenho entre as aulas, boto essas 'aulinhas', entre aspas, porque eu digo às meninas que não são aulinhas, porque eu não sou professora. Aí, tem um horário de almoço, que elas estão disponíveis e é um dos únicos horários que eu também tenho. Aí eu coloco para a gente fazer uma mentoria, para corrigir, ver o que errou”, ela explica.

Thank you for watching

A estudante sempre se considerou esforçada nos estudos, e no final do ensino médio, reforçou mais ainda a rotina de preparação. “Eu fazia duas redações por semana, uma eu enviava para a minha professora do cursinho, e a outra enviava para minha plataforma on-line", comenta Ana Luiza.

Mesmo com os esforços e a rotina do ano passado, a pandemia do novo coronavírus atingiu o rendimento da estudante. No entanto, ela percebe que 2021 tem sido diferente. “A pandemia não ajudou muito porque, de longe das aulas presenciais, a gente se sente um pouquinho desmotivada mesmo. Eu estudava bastante, mas fazia poucas questões. Eis o meu erro do ano passado. Eu acho que nesses dois meses que eu estou aqui em Recife, eu já fiz mais questões, mais simulados, mais fichas do que eu fiz ano passado inteiro. Então, aí eu percebo que foi isso que eu errei”, reflete.

Ana Luiza ainda disponibiliza algumas vagas para suas orientações e trocas de conhecimentos sobre a redação do Enem. Basta o aluno estar concluindo o ensino médio e entrar em contato com ela pelo Instagram.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES