MEC: 'Não adianta muitos inscritos e poucos presentes'

Ministro Milton Ribeiro comentou, nesta quinta-feira (15), o número de inscrições no Enem 2021, o menor desde a reformulação do Exame. Foram registrados 4.004.764 inscritos
Ministro da Educação Milton Ribeiro em evento no Recife - Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Durante evento realizado na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, nesta quinta-feira (15), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou com jornalistas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Com o fim das inscrições, a pasta divulgou o total de participantes para as modalidades impressa e digital da avaliação.

Este ano, contabilizou-se cerca de 4.004.764 inscritos; o número é o menor desde a reformulação do Exame (2009). Questionado pelo LeiaJá sobre o assunto, o responsável pela pasta ressaltou que na edição anterior, o número de abstenção foi de 50% e que o quantitativo de inscritos será realmente conhecido após a realização do Enem. "Depois da prova, a gente vai poder falar sobre esses números. Não adianta nada muitos inscritos e poucos presentes", explicou Milton Ribeiro.

Durante o processo de inscrição, muitos candidatos tiveram os pedidos de isenção da taxa, no valor de R$ 85, indeferidos. Indagado, o ministro não acredita que esse tenha sido um dos fatores para a baixa adesão à avaliação neste ano. "A taxa não cobre as despesas do Enem. É somente para dar responsabilidade para o menino, para a menina, para o jovem que, eventualmente, ele tenha uma responsabilidade com a prova. Tem provas que o MEC, o Brasil gasta muito dinheiro para aluguel de salas, despesas com fiscais, logística e chega na hora H e ninguém vai. Aquele que tiveram e preencheram a condição de isenção, nós demos, não vai para todos, não pôde ser para todos, infelizmente", ressaltou o ministro.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES