MEC diz que não sabe o tema da redação do Enem 2021

Em postagem nas redes sociais, Ministério tentou ser bem humorado: 'Como a gente explica que não sabe o tema também?'
Redação é um dos momentos mais importantes do Enem - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) tentou ser bem-humorado nas redes sociais. Na noite desta quarta-feira (21), a pasta brincou com o fato de que, toda vez que repercute algum assunto em suas plataformas, as pessoas acreditam que seria indicativo para o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na postagem, o MEC alegou, porém, que não tem acesso direto à preparação da prova do Enem. “Por questões de segurança, todo o processo, da diagramação à impressão, é realizado e supervisionado por colaboradores experientes, de forma segura, sob um rígido esquema de segurança e monitoramento, com o mínimo de contato humano por todo o percurso. As questões são elaboradas de acordo com um edital, em que colaboradores, revisores e especialistas estão envolvidos. Essas questões passam a integrar o Banco Nacional de Itens, um repositório à disposição apenas do Inep para uso em futuras provas do Enem”, informou.

Reprodução/Instagram/MEC

De acordo com o Ministério, também é feito um monitoramento das escolas, para que todo o conteúdo cobrado no Exame seja disponibilizado na grade pedagógica das unidades de ensino. O órgão ainda sugeriu que, em caso de dúvidas, os estudantes procurem o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela organização do Enem.

Em suas versões impressa e digital, o Exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. Para mais informações, acesse a Página do Participante.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES