Confira o número de treineiros para o Enem 2021

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro
Estudante respondendo gabarito de prova - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Do total de inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, 445.270 participantes são considerados “treineiros”, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nessa categoria se encaixam as pessoas que estão no ensino médio, mas que não vão concluir em 2021, juntamente com os inscritos que não estão no ensino médio, tampouco vão terminar a fase este ano.

O Enem 2021 conta com o total de 3.040.871 candidatos que prestarão a prova no formato impresso. Desses, 434.625 estão no ensino médio, mas sem concluir este ano, e 10.645 não estão cursando nem concluíram a etapa educacional. Segundo o Inep, esse somatório é o que configura a categoria dos treineiros. “Os participantes que ainda não concluíram e não vão finalizar o ensino médio em 2021 são considerados 'treineiros', pois só podem utilizar os resultados do exame para fins de autoavaliação”, explica a autarquia.

José Ricardo Diniz, coordenador pedagógico do Colégio de Boa Viagem (CBV), compreende os números de duas formas. Por um lado, houve uma queda geral no número de inscritos, inclusive dos treineiros, mas por outro lado, o percentual das categorias se mantém no mesmo nível de anos anteriores. “O percentual de treineiros está em torno dos 15%, um pouco menos, o que é um quantitativo considerado normal”, ele explica.

Diniz ainda considera que a queda apresentada no número de inscritos, de forma geral, se deu fortemente pela pandemia do novo coronavírus. “A pandemia causou esse freio tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino”, avalia o coordenador.

Por outro lado, Luciana Góes, professora de inglês do ensino médio de uma escola no Recife, enxerga que a pandemia foi apenas uma ‘gota d’água’ em relação à situação da educação. “A pandemia não é a única responsável pelo abalo que o Enem teve. A cultura educacional do país é bem complicada”, ela avalia.

As provas do Enem, em suas versões impressa e digital, serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Para mais informações, acesse a Página do Participante.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES