Ministro da Educação diz que alunos com deficiência 'atrapalham' aprendizado de outros estudantes

Em entrevista ao programa “Sem Censura”, Milton Ribeiro afirma que colocar crianças com deficiência na sala de crianças sem deficiência atrapalha o ensino
Ministro da Educação, Milton Ribeiro - Agência Brasil

Em entrevista recente ao programa “Sem Censura” da TV Brasil, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, deu declarações que estão repercutindo nas redes sociais. Entre elas, o comandante do Ministério da Educação (MEC), afirmou que crianças com deficiência “atrapalhavam” os demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula.

Na declaração, Milton se mostra contra o inclusivismo. “O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela atrapalhava”, afirmou o ministro no programa.

Para o ministro, a problemática não se resume ao estudante com deficiência em si, mas à falta de preparo para lidar com ele. “A professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para poder dar a ela [criança especial] a atenção especial.”, pontuou.

Milton Ribeiro afirmou ainda que escuta as necessidades solicitadas pela secretaria e que prepara um ambiente à parte para esses estudantes em escola públicas, deixando a critério dos pais a decisão de matrícula-los ou não. ”Eu chego a ouvir a pretensão dessa Secretaria e faço alguma coisa diferente para escola pública. Eu monto salas de recursos e deixo a opção de matrícula da criança com deficiência à família, aos pais, eu tiro do governo e dou aos pais. Se os pais querem matricular numa sala regular, tudo bem, mas nós temos em tal escola um grupo de pessoas especializadas e salas monitoradas”, completou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES