Veja como montar um planner com estratégias na reta final para o Enem

Professores dão dicas de quais assuntos devem ser priorizados e inclusos no planner nesta reta final
Planejamento estratégico pode ser uma dica de ouro nesta reta final para o Exame - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Para obter sucesso em qualquer área da vida, é necessário se planejar, traçar metas, e seguir um caminho. Toda grande conquista é acompanhada de um bom planejamento, e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tem que ser baseada em uma estratégia certeira sobre os assuntos, a fim de trazer clareza à mente no momento da prova. Seguindo esse caminho, o Vai Cair No Enem trouxe uma lista com os conteúdos que devem ser priorizados na reta final para o Enem. Com eles, ainda é possível criar um planner com estratégias para o exame.

A partir de agora, seguiremos a linha de pensamento de alguns professores para criar o planejamento, decorrente de cada caderno do Enem. Todo o conteúdo abordado pelos especialistas é fruto de estudo de casos das edições anteriores do Enem e das estratégias recorrentes.

“É preciso ser inteligente emocionalmente e tecnicamente no momento da prova, para que você consiga êxito nesse processo.” Ramom Gadelha

Redação

Para iniciar, a primeira disciplina é a redação. Para muitos, é a fase que mais traz aflições no momento da prova. Isso porque o texto deve conter alguns elementos indispensáveis e assim sendo utilizado, possibilita uma boa nota. Segundo o professor William Rodrigues, “é preciso priorizar, como palavra de ordem, a estratégia para não se render à ansiedade e procurar não produzir um texto demasiado. Se o candidato vem trabalhando a produção textual semanalmente, não mudar seu ritmo nos dias finais. Com isso, é seguir praticando a sua produção”.

“Ampliar seu leque de leitura, aumentando assim seus eixos temáticos, para torna-se gerador de conteúdo, é um grande facilitador no momento de realizar a prova. Um dos grandes erros dos alunos que estão se preparando para o Enem é se preocupar com o tema da redação, não estudamos para acertar o tema, fazemos uma análise social sobre possíveis temas. E essa expectativa é frustrante para o candidato quando não atendida”, completa Rodrigues.

Para a otimização do estudo, existem alguns elementos que devem guiar um planejamento. O aluno precisa conhecer a estrutura do texto, o que deve conter na introdução, no desenvolvimento e conclusão. Esse direcionamento deve constar na primeira semana de estudo. Na segunda semana, é primordial se aprofundar no conteúdo de tese, ter, saber colocar e defender o tema central de sua redação, sendo assim, trabalhar a construção da tese. Seguindo planejamento, na terceira semana é fundamental estudar a revisão de estratégia de argumentação. Já na quarta semana, estudar a articulação textual, ou seja, a capacidade de organizar o texto. Na quinta semana, revisar a conclusão e a proposta de interversão. Já na sexta semana, rever os eixos temáticos, tornando uma semana mais voltada a leitura de texto. E por fim, a revisão final e tecer suas estratégias.

Ciências Humanas

Na área de Ciências Humanas, os professores André Tiago e Plinio do Vale trazem os conteúdos que devem ser priorizados nesta reta final. Na disciplina de história, é importante estudar sociedade, economia, revolução industrial e aspectos políticos. Em geografia, priorizar a construção do espaço, a apropriação do espaço, a transformação econômica e os elementos como facilitadores. Uma dica dada pelo professor Plinio do Valle é “ficar esperto ao enunciado, pois levará você a responder, e se ater às observações”.

Para a disciplina de geografia, na primeira semana, é importante priorizar a temática de hidrografia. Já na segunda semana, rever os assuntos de climatologia, como as alterações do micro clima urbano. Na terceira semana, por sua vez, assuntos de urbanização, e a mobilidade urbana. Já na quarta semana, trabalhar a ordem mundial, os conflitos nas ciências dos espaços. Na quinta semana, as questões ambientais. Sexta semana, estudar as fontes de energia e seus impactos e, por fim, uma revisão com questões anteriores.

Já em história, na primeira semana, o estudante deve fazer uma revisão sobre idade média. Na segunda semana, reforçar a revolução industrial. Na quarta semana, olhar social a assuntos voltados a escravidão. Na quinta semana, um olhar mais brasileiro na era Vargas e retorno à Guerra Fria. Já na sexta semana, uma ida à Nova República e uma revisão geral.

Ciências da Natureza

O caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias envolve matérias como física, química e biologia. Todo conteúdo dessas matérias estão inclusos no segundo dia de prova e podem causar preocupação aos estudantes que não gostam das disciplinas Confira abaixo o exemplo de planejamento estratégico de estudos para o Enem.

Para biologia, na primeira semana, o assunto de citologia e citogenética abrem um leque de conteúdo importantes. Na segunda semana, é importante frisar os estudos em genética molécula e mendeliana. Já na terceira semana, o estudo pode ser voltado para biotecnologia. Já na quarta semana, o estudo de programa de saúde e imunologia caem bem para revisão. Na quinta semana, o estudo de fisiologia humana e ecologia facilitam na fixação. Já na sexta semana, aquela revisão e resposta questionários e resolução de questões.

Em física, podemos priorizar nas seis semanas, os seguintes assuntos: na primeira semana, M.R.U e M.R.U.V. Já na segunda semana, fenômenos ondulatórios podem ser um bom tema para esse período. Na terceira semana, os estudos de eletrodinâmica acústica. Na quarta semana, eletromagnetismo. Já na quinta semana, os estudos de energia e calorimetria e transmissão de calor são uma boa ideia para os dias que antecedem o exame. Já próximo da prova é se dedicar a revisões de assuntos ainda com dúvidas e responder questionários.

Na matéria de química, as prioridades dos assuntos devem ser, na primeira semana, os tópicos de química orgânica. Já na segunda semana, um estudo aprofundado sobre estequiometria possibilita um equilíbrio sobre os demais temas. Na terceira semana, o estudo da química inorgânica facilita a compreensão e mentalização do assunto. Na quarta semana, a termoquímica torna-se uma saída para os temas convencionais. Já na quinta semana, assuntos como soluções, cinéticas e equilíbrio químico, tornam proveitoso todo o cronograma. E por fim, na sexta semana, uma revisão geral e soluções de questionários.

O último assunto pode ser um “bicho de sete cabeça” para alguns. A temida matemática. Seguindo o cronograma proposto, na primeira semana é essencial a abordagem de funções. Na segunda semana, uma profunda análise em estatística, analise combinatória e probabilidade facilitam o desenvolvimento. Na terceira semana, um mergulho no universo de áreas ajuda muito. Na quarta semana, uma revisão sobre volumes e projeção ortogonal trazem lucidez para o momento da prova. Na quinta semana, uma releitura em razão e proporção, além de semelhança de triângulos. E, na sexta semana, uma revisão nas duvidas e resolução de questões.

Todo o cronograma segue uma linha traçada pelos professores do UpPlay cursos, e tendem a ser uma dica e não uma regra de estudo, pois cada candidato pode criar seu Ppanner e sua estratégia.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES