Primeira fase do vestibular da Unicamp tem a menor abstenção em oito anos

Com a participação de 58.425 candidatos, a abstenção geral foi de 7,7%, a menor registrada nos últimos oito anos pela universidade, na primeira fase
Rotatória de acesso à Unicamp - Antonio Scarpinetti

A primeira fase do Vestibular 2022 da Universidade de Campinas (Unicamp) – que oferta 2.540 vagas em 69 cursos de graduação - foi realizada no neste domingo (7), em 31 municípios do estado de São Paulo, além das capitais Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Com a participação de 58.425 candidatos, a abstenção geral foi de 7,7%, a menor registrada nos últimos oito anos pela universidade, na primeira fase.

De um total de 63.298 inscritos no vestibular, 4.873 candidatos não fizeram a prova. Em Campinas, a abstenção foi de 9,4%, já em São Paulo o número caiu para 6,9%. Com 4,71%, o município de Piracicaba (SP) foi o que registrou o menor percentual de ausência. O gabarito das questões será divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) na próxima quarta-feira (10), no endereço eletrônico do Vestibular 2022, em que já está disponível para consulta a prova da primeira fase. Os índices por cidade estão disponíveis neste link.


Quando comparada com a edição passada do vestibular, que foi de 13,8%, o percentual de candidatos que não compareceram à prova diminuiu quase pela metade. A lista de aprovados da primeira fase, como também os locais de prova da segunda fase e as notas de corte, sairão em 13 de dezembro. Até a próxima quarta-feira (10), está sendo disponibilizado pela Comvest, aos candidatos, um formulário de alteração de dados, em que podem ser corrigidos: nome, RG, data de nascimento, telefones, e-mail e ano de conclusão do ensino médio.


Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, esperava-se uma diminuição da abstenção, no entanto, o percentual superou a expectativa. “Aqueles que realizaram a inscrição entenderam a importância de disputar as vagas e devem ter considerado os esforços da Comvest, na simplificação de conteúdos e ampliação do tempo de prova, como gestos de uma universidade atenta ao momento que vivemos”, explicou ele, de acordo com o site oficial da Comvest.


A prova da primeira fase foi constituída por 72 questões de múltipla escolha, divididas em: 12 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 12 de matemática, oito de história e oito de geografia – incluindo filosofia e sociologia -, oito de física, oito de química, oito de biologia e oito de inglês.


A segunda fase do vestibular será realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Dos dias 13 a 15 do mesmo mês, serão realizadas, em Campinas, as provas de habilidades específicas paras os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES