'Deixamos com um tema mais livre', diz ministro sobre redação do Enem 2021

Milton Ribeiro ressaltou, ainda, que o exame é "absurdamente técnico"
A prova dissertativa é aplicada no primeiro dia do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante entrevista, nesta terça-feira (16), à CNN, falou sobre a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As colocações foram acerca das falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante agenda em Dubai, na última segunda-feira (15), sobre a prova dissertativa das edições passadas: "não tinham nada a ver com nada”.

Ribeiro reafirmou o discurso de Bolsonaro. "Deixamos a redação com um tema mais livre, exatamente, para que o aluno pudesse tecer os argumentos, mostrar a capacidade de argumento que ele tem, de conhecimento da situação que o Brasil caminha, que o assunto possa estar determinado lá [prova] para que ele possa fazer seus comentário", comentou.

Questionado novamente sobre a dissertação, o ministro ressaltou que os candidatos do Enem 2021 não precisam se preocupar com a redação. "Eu creio que não [preocupação com a redação]. A prova do Enem é absurdamente técnica", assegurou. Durante a fala, Milton Ribeiro teceu comentários sobre os pedidos de demissão de 37 servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorridas nas últimas semanas, e acusações de assédio, praticado pelo presidente da instituição, Danilo Dupas, e crise de gestão.

"Esses 37 [servidores do Inep] que estão, eventualmente, colocando o cargo comissionado à disposição, ninguém foi demitido, eles colocaram à disposição [...] então, eles fazem parte de tudo o que acontece e o que acontecerá no Enem. Das coisas boas e das coisas ruins. Então não há questão nenhuma, nenhum problema, nenhuma dificuldade, eu creio", finalizou. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES