
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (18), orientações para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 com sintomas de Covid-19 no dia da aplicação da avaliação, que será nos dias 21 e 28 de novembro.
De acordo com o órgão, o participante sintomático ou com suspeita de doenças infectocontagiosas listadas no edital do Enem 2021, versão impressa e digital, podem solicitar reaplicação das provas. O procedimento é realizado pela Página do Participante, no período que vai de 29 de novembro até 3 de dezembro, e é necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde do solicitante.
Ainda segundo o direcionamento do Inep, o documento exigido deve conter nome completo do inscrito, descrição da condição de saúde e código correspondente à Classificação Internacional da Doença (CID 10). Além disso, a documentação comprobatória deve estar legível e assinada/identificada pelo profissional de saúde, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou órgão competente.
Toda a documentação passará por análise. Os pedidos de reaplicação deferidos terão direito de realizar a avaliação nos dias 9 e 16 de janeiro do próximo ano, juntamente com os candidatos da segunda aplicação e Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade).
Protocolos de prevenção à Covid-19
O Inep também anunciou as medidas de prevenção, que serão adotadas durante as aplicações das provas, à Covid-19. O protocolo de biossegurança adotado implica no uso obrigatório de máscara, cobrindo o nariz e boca, durante toda a permanência do candidato nos locais de provas. No entanto, será permitido retirá-la no momento da identificação, ao beber água e para se alimentar. Além disso, casos previstos na Lei n.º 14.019/ 2020 estão dispensados do uso do item.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES