Na expectativa para o Enem, candidatos chegam quatro horas antes da abertura dos portões

Estudantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação neste domingo (28)
Lucas Medeiros Malheiros, 22 anos - Jameson Ramos/LeiaJáImagens

Na expectativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, alguns candidatos se anteciparam e chegaram quatro horas antes da abertura dos portões de uma universidade da área central do Recife, que acontece às 12h deste domingo (21), primeiro dia de aplicação do exame.


Lucas Medeiros Malheiros, 22 anos, irá fará a prova do Enem pela sétima vez consecutiva. Ele aponta que da última vez passou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursa Engenharia Biométrica, mas dessa vez ele quer tentar um melhor desempenho para ingressar no curso de medicina.

 
Vindo de Minas Gerais, ele mora há seis meses em Pernambuco. "Eu cheguei cedo por ser de fora, não conheço muito bem a região. Estou numa expectativa interessante porque todo ano eu vou melhorando, eu gosto de fazer o Enem", detalha.


O estudante aponta ainda que quer ver como vai ser essa prova "com a cara do governo", prometida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Eu estou rindo disso tudo porque parece que ele brinca com os estudantes, não tem muita responsabilidade com quem vai estar no futuro do país. Então vamos ver como essa prova vai nos surpreender", detalha.

Mulher sentada em banco com blusa branca e máscara cirúrgica
Maria Beatriz do Nascimento, 18 anos


Maria Beatriz do Nascimento, 18 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, também preferiu chegar cedo para não correr o risco de se atrasar. A jovem irá fazer o exame pela primeira vez, visando a vaga de enfermagem.


Ela aponta que se preparou bem e não estava nervosa até ontem, mas hoje, no campus da universidade localizada no Centro do Recife, confessa que o nervosismo está batendo forte. 
"Estou com um pouco de medo, mas confiante. A gente tem que se dedicar muito, mas a gente vai fazer o que puder. Então eu vou tranquila, tentar não me desesperar e botar fé que a gente consegue", diz.


Beatriz também está apreensiva com as possíveis mudanças que o governo possa ter feito nas questões do exame deste ano. Ela aponta que fez os simulados com as provas anteriores, mas neste ano está um pouco insegura com o que está por vir. "O governo pode fugir um pouquinho do que era antes, mas eu acho que deve ser tranquilo. Acredito que eles não vão mudar tanto", pontua.


Sobre a prova


Neste domingo (21), serão realizadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Ao total, os candidatos terão 5h30 para responder às 90 questões aplicadas, além da produção textual.
Já no próximo domingo (28), os feras responderão a outros 90 quesitos das provas de matemática e Ciências da Natureza em um tempo limite de cinco horas.


Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais.


Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao total 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES