Barrada no Enem por atraso, estudante ganha bolsa integral

Mãe de duas crianças, Débora recebeu propostas de algumas faculdades particulares no Recife
Débora Gomes e seu filho de cinco meses - Reprodução/Instagram

A estudante Débora Gomes, 26 anos, que não conseguiu chegar a tempo para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no último domingo (21), foi beneficiada com uma bolsa de estudos integral em uma faculdade particular no Recife. Débora é mãe de duas crianças, e se atrasou para chegar ao local de prova pois estava amamentando seu filho mais novo, de cinco meses.

Ela também foi procurada por outras faculdades particulares, mas informou que ainda não decidiu por não saber que curso escolher. "Eu fiquei feliz, mas não era a bolsa que eu estava querendo. Por isso que eu não estou tão satisfeita, mas estou feliz pelo apoio, pela sensibilidade, pela comoção. Estou bem, fiquei muito triste, chorei bastante ontem, mas está passando aos poucos.”, Débora informou com exclusividade ao Vai Cair No Enem.

Seu sonho é cursar medicina e ir para a área de neurocirurgia ou pediatria, mas não tem certeza se é o que vai cursar. "É pesado demais e acho que não vou dar conta por ter que dar cuidados aos meus filhos, falta rede de apoio, infelizmente.

Moradora da Ilha de Joana Bezerra, na Zona Sul da capital pernambucana, Débora ficou surpresa com as ofertas que recebeu. “Não esperava tanta repercussão e apoio. Estou muito entusiasmada e pretendo investir nos estudos, para que possa entrar no mercado de trabalho e continuar na luta pela concretização dos meus objetivos”, ela declarou.


Falta de rede de apoio

Débora também compartilhou em seu perfil no Instagram as dificuldades que tem vivido por ter de conciliar os cuidados com os filhos e a construção de uma carreira profissional. “Amanhã tenho uma entrevista de emprego e já estou vendo que vou ser descartada porque estou sofrendo muito preconceito por ter um filho de cinco meses. Já fiz três entrevistas esse mês e reprovei nas três. Na verdade até passei, mas na hora de contratar perguntaram se eu tinha filho, e eu disse que sim, e automaticamente fui reprovada”, ela relatou.

“Ter filho não significa que você seja menor, ou incapaz de exercer alguma atividade e nem ter compromisso como ser pontual", defende.

A estudante tem recebido apoio pelas redes sociais, com mensagens de encorajamento vindas de outras pessoas que também passaram por dificuldades para conciliar estudos com maternidade. “Qualquer coisa eu estou aqui, pode me chamar no privado. Uma mãe deve sempre puxar a outra”, comentou uma usuária no Instagram.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES