A Covid-19 vai cair no Enem 2021?

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para a sociedade e pode render algumas questões no Enem 2021
Entre outras medidas, a vacinação é uma das formas de combater a pandemia - Freepik

Vírus, vacinas, imunidade, contaminação e outras palavras bastantes comuns na biologia invadiram o vocabulário da população com o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é sempre esperado que temas da atualidade que tenham algum impacto na sociedade ocupem lugar na prova, o que talvez possa vir acontecer com o Covid-19.  

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias está marcada para o próximo domingo (28) e na expectativa muitos estudantes tentam especular quais os assuntos mais prováveis de aparecer no exame. É difícil que caia temas relacionados a acontecimentos muito recentes, porque a prova é formulada com antecedência de meses e usa questões armazenadas em bancos de dados.

Porém, após quase dois anos de pandemia e frequentes debates entre a população sobre a validação e segurança das vacinas, as origens do vírus e até mesmo certo negacionismo da doença, podem render bons temas principalmente para as questões de biologia. Segundo a professora Tayrine Rocha, é possível que o coronavírus apareça na prova. “O Enem não costuma trazer temas que estão muito na cara do estudante, porém o vírus já está circulando há um bom tempo na sociedade e trouxe debates importantes nos últimos meses, o que torna possível sua presença em alguma questão.”

Caso o tema caia na prova, segundo a professora pode vir relacionado à atuação do vírus no corpo humano e até mesmo da relação entre a humanidade e esses organismos: “Dentro da biologia, o coronavírus pode trazer inúmeras abordagens, como por exemplo a vacinação como meio de prevenção, a estrutura e replicação dos vírus, o avanço da ciência como no caso da Biotecnologia, o comportamento celular, a resposta imunológica frente a Covid-19, e até mesmo o impacto de doenças virais na sociedade.”, explica a professora. 

Ademais, independente de ser abordada uma questão que fale diretamente sobre o tema do coronavírus ou da manifestação da doença Covid-19, é importante para o aluno que quiser se sair bem na prova de Ciências da Natureza estudar temáticas como estrutura e replicação viral e o mecanismo de ação da vacina que oferecem uma boa base para responder qualquer questão relacionada a qualquer tipo de vírus.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES