Prejudicados no Enem 2021 podem solicitar reaplicação

Período para solicitar a replicação vai de 29 de novembro a 3 de dezembro
Estudantes chegando no primeiro dia de provas do Enem 2021, no Recife - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Os estudantes que tiveram problemas para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 poderão participar da reaplicação do certame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (23) que a solicitação poderá ser feita de 29 de novembro até 3 de dezembro.

Segundo a autarquia, poderão solicitar a reaplicação estudantes que tiveram problemas de logísticas no local da prova, como falta de energia, ou apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas e não puderam comparecer ao exame. O pedido deve ser feito pelo portal do participante, e o candidato deve anexar um documento comprobatório para certificar a justificativa da ausência.

Segundo dia de provas

O Inep ressalta que os estudantes que tiveram problemas pessoais, ou não compareceram por outra razão não devem solicitar a reaplicação, visto que só serão válidas as ausências justificadas conforme o edital do Enem 2021.

De acordo com o órgão, os estudantes que faltaram ao primeiro dia de provas, que foi realizado no último domingo (21), ainda poderão comparecer ao segundo dia, no dia 28, como forma de testar os conhecimentos. As notas dos exames realizados serão publicadas no portal do participante, mas não serão suficientes para concorrer a alguma vaga de instituições de ensino superior.

Reaplicação

O exame terá uma edição de reaplicação nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem, no período de 14 a 26 de setembro.

Enem 2021

No primeiro dia do certame foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação. No próximo domingo (28) será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES