'Quem gerencia os riscos de todos os exames é o próprio Inep", explica Instituto sobre gabaritos do Enem 2021

Inep emitiu comunicado nesta sexta-feira (26) sobre o encerramento do contrato de empresa terceirizada responsável pela gestão de risco do Enem
Provas do Enem - Agência Brasil

Mais uma polêmica envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 surgiu nesta quinta-feira (25). O contrato com uma empresa terceirizada, responsável pela gestão de risco do Enem foi finalizado e o procedimento pode por em risco a divulgação do gabarito do Enem.

Segundo informações divulgadas pelo Estadão, os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) queixaram-se de dúvidas sobre o procedimento de liberação do padrão correto de respostas da prova sem o suporte de segurança da terceirizada.

Nesta sexta-feira (26), o Inep liberou um comunicado sobre o assunto, alegando que "quem gerencia os riscos de todos os exames é o próprio Inep". De acordo com a autarquia do Ministério da Educação (MEC), a empresa era apenas uma consultoria contratada para auxiliar "e não apresentava, em seu escopo, previsão de reduzir riscos na área de tecnologia."

"A contratação anterior apresentava fragilidades, conforme apontado no Relatório de Auditoria Audin/Inep 01/2021. Por isso, a área do Instituto responsável pelo gerenciamento dos riscos dos exames estava trabalhando na adequação da futura contratação", relatou o Inep, em nota.

Ainda de acordo com o Inep, o contrato foi encerrado, pois não podia, legalmente, ser renovado mais uma vez. "O contrato não podia ser renovado, pois chegou ao limite de 60 meses, permitido pela Lei Geral de Licitações."

O Instituto ressaltou também que uma nova contratação seria realizada. "Estão sendo realizados estudos técnicos preliminares para nova contratação, totalmente redimensionada para a realidade atual, diferente da anterior, de 2016."

Por fim, o Inep explicou que "o processo de validação de gabaritos é uma tarefa de conferência da relação dos gabaritos e respectivos Cadernos de Questões, procedimento de controle de simples conferência antes da divulgação, não necessitando de consultoria especializada para sua realização."

COMENTÁRIOS DOS LEITORES