Solicitação da reaplicação do Enem inicia na segunda, 29

Medida é voltada a participantes que não puderam comparecer ao exame ou não irão comparecer no próximo domingo (28) por doenças infectocontagiosas
Prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inicia na próxima segunda-feira (29) e vai até 3 de dezembro. A medida é destinada a estudantes que não compareceram à prova no último domingo (21) ou não vão poder comparecer no próximo dia 28.

Segundo o edital são consideradas as seguintes doenças como condições para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. 

O Inep informa também que para solicitar a reaplicação será necessário o envio da documentação constando o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Os interessados deverão verificar se o pedido foi aprovado por meio da Página do Participante.

As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro, mesmo dia de aplicação para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES