Mais conteudista, provas do 2º dia do Enem mostram escassez do Banco Nacional de Itens, analisa educador

Fernando Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliação do Poliedro, ressaltou as características das provas neste domingo (28)
Os candidatos realizaram provas de matemática e ciências da natureza - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (28), contou com provas das disciplinas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Ao Vai Cair no Enem, o gerente de Inteligência Educacional e Avaliação do Poliedro, Fernando Santo, analisou as questões do exame.

Segundo Santo, mesmo diante das questões políticas e recentes colocações sobre a prova, a avaliação se mostrou tradicional e não trouxe temas atuais, como pandemia e vacina. “Correlacionando os conhecimentos da educação básica com situações do cotidiano. Tais como cálculo de impostos, preços de refeições, carros elétricos e ecologia. Entretanto, vale destacar a presença expressiva de mais conteudistas que novamente demonstra uma escassez do Banco Nacional de Itens e que podem apresentar um desafio maior aos estudantes. Principalmente em matemática”, salienta.

Ainda de acordo com o gerente, as disciplinas ligadas às ciências da natureza se mantiveram imparciais e os conteúdos estavam bem distribuídos, mesmo sem contemplar temáticas atuais. “Apesar de não contemplar conhecimentos sobre vacina ou pandemia ela abordou temáticas relevantes tais como extinção de animais Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana, poluição gerada pela agroindústria, ilhas de calor nas grandes cidades e até carros elétricos que foi tema de dois itens nessa avaliação”, pondera.

E complementou: "Em biologia, especificamente, a temática predominante foi ecologia e em física tiveram diversas questões de calorimetria e em química as pilhas, baterias, eletrólise foram os assuntos que mais incidiram nesta aplicação de 2021”. 

Em matemática, responsável por 45 das questões deste domingo, Fernando Santo ressaltou o aumento de questões abordando conceitos básicos de estatística, assim como, a incidência de sete questões sobre e média, mediana, distribuição e desvio padrão. “Outras duas questões que merecem destaque são sobre sistemas numéricos, uma sobre números romanos e outra sobre números binários, que são assuntos não frequentes nas últimas edições do exame. Por fim, destaca-se a presença de muitas questões que demandam considerável esforço algébrico dos estudantes, dando o exame um caráter denso para cinco horas e meia, considerando a prova de matemática e de ciências da natureza”, afirma. 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES