Ausência de resposta pode ter motivado anulação de questão de matemática do Enem 2021, analisa professor

Rick Araújo, docente da disciplina, explica aspectos da questão
O quesito é sobre a Copa do Brasil - Reprodução

A questão sobre a Copa do Brasil, que compõe a prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, aplicada no último domingo (28), foi anulada. Sem justificativa, o Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, informou a anulação do quesito, nesta quarta-feira (1), ao divulgar os gabaritos oficiais.

Em entrevista ao Vai Cair No Enem, o professor da disciplina, Rick Araújo, conta que não recebeu com surpresa a decisão do Inep. De acordo com o docente, a questão, que no caderno de cor amarela é a de número 178, não possui resposta correta. "Já esperava essa anulação dessa questão, porque foi uma questão que não tinha resposta. Ela não tinha alternativa lá que compreendia o que, de fato, era pedido".

“Pelo que se entendia na questão era um arranjo. Onde a ordem dos fatores importavam, tinha ali aquela questão de que para cada plaquinha a ordem importava, como ela se portava e como se colocava dentro da placa maior. Então, não tem lógica, nenhuma das alternativas atribuem esse posicionamento”, reforça Rick Araújo.

Para ele, a decisão do instituto foi assertiva ao anular a questão. “O Inep acertou nesta anulação. Parabéns ao Inep por ter acertado a simulação que é, com certeza, não tinha outro jeito. Pois, não tinha alternativa correta”, observa.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES