Novo Enem contará com duas fases, questões dissertativas e provas divididas por áreas, diz revista

As mudanças foram aprovadas pela Conselho Nacional de Educação
A reformulação tem relação com o Novo Ensino Médio, que começa em 2022 - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2024, terá um novo formato. Visando acompanhar o modelo educacional proposto pelo Novo Ensino Médio, que entra em vigor em 2022, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o relatório com mudanças para o principal exame de acesso ao ensino superior. 

De acordo com a Revista Veja, que teve acesso ao documento aprovado pelo CNE, a avaliação contará com duas etapas. A primeira fase será comum a todos os candidatos e avaliará, principalmente, linguagem, língua inglesa e leitura. A redação será mantida nesta etapa. Já a segunda fase terá quatro áreas: Ciências, tecnologia, engenharia e matemática, Humanidades, Linguagens e Artes e Ciências biológicas e saúde.

“A segunda etapa do ENEM deverá avaliar os itinerários formativos do ensino médio, observando os eixos estruturantes dos itinerários e o aprofundamento das competências e habilidades da BNCC pelos pelos estudantes em suas áreas de interesse relacionados ao seu projeto de vida e sua opção de estudos em nível superior”, aponta Maria Helena Castro, relatora do conselho, no parecer.

Ainda segundo a publicação, caberá as universidades definir os critérios de utilização da nota para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES