Redação da Unicamp traz, no lugar da dissertação, post 'textão' e manifesto

A coordenadora de redação do Poliedro Curso apresenta a análise da prova
Entrada da Unicamp, em São Paulo - Ale Pictures/Flickr

Neste domingo (9), cerca de 12.938 candidatos realizaram a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Diferente das edições anteriores, a instituição propôs como tema da redação que os candidatos escolhessem entre um post 'textão' ou manifesto. Na primeira proposição da temática da redação trouxe uma proposta atual sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet. Nela, os estudantes teriam que se colocar no papel de um digital influencer jovem.

"Um gênero super próximo a todos. É interessante que é um textão da perspectiva de um adolescente, justamente, a idade semelhante a maioria dos candidatos, seguem esses digital influencer e, muitas vezes, sonham em ser esses digitais influencers", analisa a coordenadora de redação do Poliedro Curso, Gabrielle Cavalin.

Além disso, a coordenadora salienta que apesar de ser um 'textão' de internet, poderia ter interlocução. "Poderia, tranquilamente, ter interlocução, seria interessante inclusive, que tivesse esse pedido em primeira pessoa. Um texto bem tranquilo pros alunos. Um tema atual e, ao mesmo tempo, muito discutido, muito debatido", fala.

Já o segundo tema, de acordo com Gabrielle, foi esperado. Na segunda proposta, o candidato teria que se colocar no papel de um aluno universitário e escrever um manifesto coletivo. "Primeiro, é justamente contextualizar sobre a questão do corte de verbas que tinham textos. Uma proposta bem tranquila. Tema bastante crítico, atual e super possível para os alunos. Gostei bastante da proposta da UNICAMP". 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES