Confira a expectativa de estudantes para o 2º dia da reaplicação do Enem 2021

Em uma escola estadual do Recife, o clima é de tranquilidade para o segundo dia de provas da reaplicação do Enem 2021
A Escola Estadual Sylvio Rabello é um dos locais de aplicação na área central do Recife - Ruan Reis

Neste domingo (16), é o segundo e último dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 340.659 estão inscritas para a prova, somando os candidatos da reaplicação, os isentos em 2020 faltosos que puderam se inscrever em setembro de 2021, e as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Na Escola Estadual Sylvio Rabello, localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, o clima é de tranquilidade após a abertura dos portões. O local de aplicação de provas é destinado às pessoas isentas em 2020 que puderam se inscrever novamente e garantir a isenção em 2021, como também para quem se sentiu prejudicado por logística ou contraiu alguma doença infectocontagiosa e não pode realizar o Enem em novembro do ano passado.

A dona de casa Andréia Maia, de 50 anos, resolveu se inscrever para fazer o Enem 2021 para ter uma nova oportunidade na carreira. A estudante pretende cursar algo na área de alimentos. "Quero tentar uma faculdade de gastronomia, engenharia de alimentos ou nutrição". Andréia deixa, ainda, um recado para os candidatos que vão fazer o Exame: "Estudem! Porque na vida nós perdemos tudo, menos aquilo que aprendemos".

A também dona de casa Valdenise do Nascimento Paiva, de 48 anos, tem o sonho de fazer gastronomia. "Estou fazendo o Enem para ter uma bolsa de estudos", explica. "Pretendo, com isso, abrir um negócio futuramente na área de alimentos, que é com o que me identifico muito", completa Valdenise.

A estudante Joceli Rego, de 43 anos, também pretende êxito no Enem 2021. "Ano passado eu não consegui fazer o Enem, mas desta vez estou aqui fazendo para o curso de sociologia", explica. "Espero que todos que venham hoje tenham sucesso na prova e que nunca desistam", completa Joceli.

Neste domingo (16), os participantes responderão a 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de matemática. Os portões dos locais de aplicação fecham às 13h e a prova tem início às 13h30. Os estudantes podem sair às 15h, sem o caderno de questões. Já a partir das 18h, os liberados podem levar o caderno. A prova finaliza as 18h30.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES