Projeto auxilia comunidade LGBTQIA+ a se preparar para o Enem

A iniciativa da CasaNem oferece 30 vagas para o preparatório PreparaNem
- Divulgação

O PreparaNem, projeto da casa de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade CasaNem, abriu 30 vagas para preparatório voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail preparanem@gmail.com ou WhatsApp (21) 9.8880-0322.

De acordo com o Instituto Nacional Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), na edição de 2014 do exame, apenas 102 travestis, transgêneros e transexuais se inscreveram no Enem utilizando o nome social. No mesmo ano, o projeto TransRevolução contabilizou a morte de 120 pessoas dessa classe: “Podemos dizer que, praticamente, uma geração de Enem morre por ano. A proposta do PreparaNem é mudar essa realidade e promover cidadania e respeito LGBTIAQ+", diz Indianara Alves Siqueira, travesti, prostituta, presidenta do TransRevolução e idealizadora do projeto, segundo texto enviado pela assessoria de imprensa.

O projeto, que conta com a participação de professores voluntários e ex-alunos na grade, começou como um pré-vestibular voltado para pessoas trans e ganhou tanta notoriedade que acabou abraçando toda a comunidade. A casa afirma que esse ano outro projeto voltado para a alfabetização da comunidade, o AlfabetizaNem, está programado para voltar.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES