Divulgados editais do Sisu, Fies e Prouni

Documentos com regras e cronogramas está disponível no Diário Oficial da União
Candidatos devem ter registro na plataforma gov.br - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (19), os editais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Os documentos com regras e cronogramas dos processos seletivos estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU).

Sisu

De acordo com o edital, assim como também informado pelo secretário executivo do MEC, Victor Godoy, nesta terça-feira (19), as inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas entre os dias 15 e 18 de fevereiro, pela plataforma digital do Sisu. Para se cadastrar, é preciso que o estudante tenha o login único na conta do gov.br.

Somente poderá se inscrever na seleção do Sisu, segundo o edital, estudantes que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e obtido nota superior a zero na redação. Não é permitida a candidatura de participantes que tenham feito o Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 de fevereiro, também pro meio do site do Sisu. Enquanto isso, os selecionados na primeira chamada poderão realizar as matrículas junto às instituições de ensino superior entre os dias 23 e 28 do mesmo mês.

Já quem não for aprovado na primeira chamada regular, terá a oportunidade de se inscrever na lista de espera no período de 22 a 28 de fevereiro, pelo site do Sisu. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas por meio do edital de abertura, divulgado no DOU desta quarta-feira.

Prouni

Segundo o publicado pelo edital, as inscrições para o Prouni poderão ser feitas entre os dias 22 e 25 de fevereiro, pelo site do Prouni. De acordo com as regras disponibilizadas no edital de abertura, somente poderá se inscrever no processo seletivo aqueles estudantes que tenham realizado o Enem 2021 e obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, assim como nota superior a zero na redação.

Além disso, é preciso seguir pelo menos uma das condições dispostas pelo MEC. São elas:

No momento da inscrição, o candidato poderá se inscrever em bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo; ou parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Veja mais informações sobre o processo seletivo do Prouni por meio do edital de abertura.

Fies

As inscrições do candidatos interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre do Fies podem ser feitas pelo site do FiesSeleção, na internet, entre os dias 8 e 11 de março. Para se candidatar, é preciso ter cadastro no site do gov.br.

Os interessados em participar da seleção precisam ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições, e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, assim como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda per capita superior a três salários mínimos.

O resultado da classificação e pré-seleção será divulgado no dia 15 de março e será constituído de chamada única e de lista de espera. As etapas complementares de candidaturas devem ser feitas do sistema do Fies, no período de 16 a 18 de março. 

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Fies constarão automaticamente na lista de espera. Confira mais informações sobre o processo seletivo do Fies por meio do edital de abertura, divulgado nesta no DOU desta quarta-feira.

Leia mais: MEC anuncia cronogramas oficiais do Sisu, Fies e Prouni

                 Enem 2021: veja quando sai o gabarito oficial e o resultado da reaplicação

COMENTÁRIOS DOS LEITORES