Professores dividem opiniões sobre datas do Enem 2022

Exame está previsto para os dias 13 e 20 de novembro
Provas do Enem estão previstas para novembro deste ano - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Por meio de portaria publicada no Diário da União desta sexta-feira (21), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou oficialmente as datas do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame está previsto para os dias 13 e 20 de novembro. O Vai Cair No Enem conversou com professores para saber se a escolha da data foi adequada e o que os estudantes devem fazer até o dia da prova.

Para o professor de química Josinaldo Lins, o fato da data escolhida ficar entre dois grandes eventos, como eleições e Copa do Mundo, pode comprometer o planejamento. “No segundo semestre, teremos as eleições e a Copa do Mundo, com o Enem se situando exatamente entre estes dois eventos. Ao mesmo tempo em que as datas escolhidas nos trazem a possibilidade de planejar melhor como estudar, o fato de terem sido situadas do meio para o fim de novembro acabam nos tirando algumas semanas deste mesmo planejamento, que seriam importantes sob vários aspectos. Na minha visão, o ideal seria situar as provas, de forma fixa, nos dois últimos domingos de novembro.”, afirmou o docente.

Já Mardock, professor de história, pontua que em tempos de tanta incerteza, ter a data divulgada antecipadamente é um aspecto positivo. “Precisamos comemorar, pois, diante das  incertezas nas últimas edições, houve a apresentação com antecedência. A escolha das datas nos permite traçar um cronograma de estudos para os alunos, desta forma, começar a preparação.”, comemorou.

Ainda começou os estudos para o Enem? Confira o nosso curso, com tudo o que você precisa para sua aprovação!

Para o professor de química, Berg Figueiredo, a escolha foi dentro do esperado. As datas previstas estão dentro do esperado, dentro da estatística, já que a prova do Enem ocorre sempre nos meados do mês de novembro. Vale lembrar que estamos em ano de Copa e eleições, então diante dessas datas que sabemos que interfere na preparação e na prova do Enem, para o aluno que já vinha estudando, ele já vai está numa logística coerente e não vai se prejudicar”, pontuou. 

Bérgamo, professora de redação, explica que o aproveitamento do intervalo entre a edição de 2021 e 2022 do exame vai depender do perfil do aluno. “O aluno que vai fazer o Enem pra valer pela primeira vez esse ano, que está no terceiro ano do ensino médio, precisa começar tão logo antes que iniciem as aulas dele. Já os alunos que já fizeram o exame valendo no passado e até nos anos anteriores, vai variar a situação”, disse.

“Existe aquele aluno que conferiu o gabarito e sabe que não se saiu bem e que dificilmente vai conquistar a vaga, nesses casos, eu sugiro que esse aluno começasse a estudar agora no início de fevereiro. Tem aqueles que conferiram o gabarito e tem dúvidas porque pensam ‘se eu me sai bem na redação tenho boas chances de conquistar a vaga’, ou alunos que tenham qualquer esperança mínima de ter passado, podem começar a estudar depois que sair o resultado final, ou seja, começar a estudar pra valer a partir da segunda quinzena de fevereiro.”, completou Bérgamo.

A professora afirma que há tempo suficiente e que esses alunos não irão se prejudicar se começarem a estudar duas semanas depois, uma vez que acabaram de sair de sair do ensino médio e o conteúdo está "fresco" na memória. Bérgamo também recomenda manter a disciplina seguindo um cronograma de estudos para não se atrapalhar. 

Já com relação aos grandes eventos próximos à prova, o professor Berg Figueiredo aconselha os estudantes a intensificarem os estudos no começo do ano para que possam aliviar nos dias da Copa e eleições. “É normal o aluno dar uma diminuída nos estudos nesse período. Para compensar essa diminuição, o estudante tem que começar a se preparar o quanto antes para ter mais tempo para revisar todos os assuntos”, aconselhou. 

O professor de matemática Ricardo Rocha, recomenda os estudantes a se prepararem independe de já saber o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), até porque a revisão serve como base para aqueles que conseguirem ser aprovados na universidade. “O estudante deve procurar iniciar os estudos principalmente da sua área específica, por exemplo, digamos que o candidato vai fazer engenharia, a revisão dos conteúdos de funções será necessário caso ele entre na universidade”, aconselhou.

Gustavo Bruno, professor de física, afirma: “A cada ano que se passa o enem vem se tornando uma prova mais específica, com perguntas mais detalhistas, então para que o aluno consiga ver todo cronograma e com excelência, ele já deve começar a se preparar o quanto antes”, disse. “Sempre obtém bons resultados quem se prepara de maneira racional e constante, então, sabendo agora das datas exatas, a candidata, o candidato que quer entrar numa universidade deve aumentar aos poucos o ritmo de estudos ao qual estava submetido até então.”, completou Josinaldo Lins.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES