Diretor responsável por exames como o Enem pede exoneração do Inep

Por meio de carta, após oito meses, o diretor Anderson Oliveira deixou o cargo
- Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Oliveira, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (25). Sua exoneração foi publicada no Diário da União, assim como a nomeação de Michele Melo, que passa a ocupar o cargo.

Desde 2013, Anderson trabalhava na autarquia ocupando previamente cargos de gerente de projetos, assessor de gestão da presidência do Inep e coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No novo cargo, Anderson trabalhava há oito meses. A saída faz parte das trocas realizadas na diretoria do Inep após uma crise que, as vésperas do Enem, teve 37 servidores entregando seus postos.

No pedido de demissão, em que O Globo teve acesso, Oliveira afirmou que o motivo da sua saída é pessoal e se colocou em defesa da autonomia dos servidores na crise interna conflagrada em 2021. “Declaro que meu compromisso à frente dessa diretoria foi de assegurar a robustez técnica dos trabalhos, bem como me dedicar para  garantir o direito a educação de  qualidade, equitava e inclusiva, consequentemente, produzir o  impacto  social. Além de trabalhar para o fortalecimento institucional que só pôde ser garantido por meio da qualidade técnica dos servidores e colaboradores envolvidos", diz Oliveira no documento.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES