Sem rotina de estudos, mas com estratégia para o Enem, pernambucano de 17 anos tem maior nota do Brasil em matemática

Pedro Vítor Monte obteve na disciplina 953,1 pontos e pretende cursar Ciência da Computação ou Engenharia da Computação
Pedro Vítor Monte - Reprodução/ColégioNúcleo

O pernambucano Pedro Vítor Monte, de 17 anos, conquistou a maior nota em matemática no Exame Nacional Ensino Médio (Enem) 2021. Ao Vai Cair No Enem, o estudante conta que não esperava obter a maior pontuação do Brasil na disciplina. "O contexto de nervosismo da prova era o que mais me afetava, além de que eu nunca gabaritei matemática nos simulados que fazia. Então, por mais que eu esperasse uma nota de mais 40 acertos, ter a nota máxima era outro nível pra mim, não achava que, no dia, iria conseguir de fato".

Questionado sobre a rotina de estudos, Pedro alega à reportagem que não teve uma bem definida, no entanto, construiu uma estratégia para o exame. "Minha estratégia para o vestibular foi ter uma lista de assuntos de várias matérias que eu 'ia' acompanhando, sempre dando mais atenção aos assuntos que eu não tinha aprendido, tinha dificuldade ou sabia que caía muito no Enem. Em matemática, foi um pouco diferente, já que praticamente todos os assuntos da prova são vistos até o 2° ano, e como eu sempre tive muita afinidade e gosto, acredito que aprendi muito bem a matéria durante meu ensino fundamental até o ensino médio", ressalta.

A base foi essencial

Em seu segundo Enem, a primeira foi como treineiro, o pernambucano acredita que a base construída ao longo dos anos foi essencial para o desempenho no exame. Eu não aprendi tudo no meu 3° ano, e definitivamente não consegui revisar todos os assuntos da maneira que eu queria. Então, foi justamente o resultado dos anos anteriores de estudo, desde o ensino fundamental, que me possibilitaram dedicar meu tempo mais a assuntos que eu não sabia ou que caíam muito no Enem", aponta.
Outra questão pontuada pelo jovem, que pretende cursar Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é a independência no momento dos estudos. "Eu sempre fui um pouco autodidata, então eu pegava livros de matemática e estudava sozinho, além de participar de olimpíadas e aulas de aprofundamento. Isso fortaleceu muito minha base também, e ampliou minha mente para ter ideias mais eficientes na hora da prova", explica.

Dicas

Para o Vai Cair No Enem, Pedro Vítor compartilhou algumas dicas de preparação para quem realizará a edição do Enem em 2022. O principal apontamento dele é o fortalecimento da base de conteúdos. "É preciso voltar um pouco, e estudar novamente assuntos que você viu, digamos, no 8° ano do fundamental. Eu fiz isso algumas vezes, porque eu esquecia por exemplo, como dividir com números decimais ou fazer sistemas de equação. Parece besteira, mas ter confiança nessas operações mais básicas é essencial pra não errar questões no Enem, já que se cobra muito Matemática Básica na prova", reforça.
E complementa: "Outra coisa também é criar seu próprio estilo de estudar, e ter certa independência. Se você faz um cursinho ou está no colégio, nesses lugares é homogêneo para todo mundo, mas cada um tem suas dificuldades. Então, ter mais autonomia para personalizar seu estudo é bem importante, pelo menos foi pra mim".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES