Como controlar a ansiedade na espera pelo resultado do Sisu?

A psicóloga Kátia Brandão fala sobre o tema
A previsão de divulgação do resultado é para esta terça-feira (22) - Pixabay

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerrou as inscrições na última sexta-feira (18). Puderam participar da seletiva, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que não zeraram a redação. Com previsão de divulgação do resultado para esta terça-feira (22), os candidatos são tomados por certa ansiedade diante da possibilidade de ingressar no curso superior desejado. Para auxiliar neste momento de espera, o Vai Cair No Enem conversou com a psicóloga Kátia Brandão sobre o tema. 

Sofrimento antecipado
De acordo com a profissional, para lidar com os sentimentos que geram ansiedade, como o de antecipação, é não reprimi-los. Kátia aponta que a escrita pode ser aliada nessa espera. "A melhor forma de lidar com pensamentos que te tiram do aqui e agora, gerando ansiedade, como os pensamentos de antecipação, é não tentar controlá-los, deixar fluir, observá-los e, quizá, registrá-los. A escrita é um ótimo recurso terapêutico para momentos em que os pensamentos catastróficos e antecipatórios nos atravessam".

Família e amigos são importantes no processo
"Ter o apoio dos amigos e familiares nesse momento é importantíssimo. Esse estudante precisa ter um lugar seguro para compartilhar sua angústia diante da espera do resultado e diante de um resultado não tão bom", salienta a especialista. 

O que pode atrapalhar neste processo de espera? 

Kátia Brandão salienta que a falta de supporte atrapalha neste período de espera. "Nem todos os jovens têm o suporte familiar ou de amigos importantes. Então, a falta de rede de apoio faz com que as coisas fiquem muito mais difícieis (...) Essa rede de apoio é sempre muito importante em situações de transição para o jovem". 

Cobranças e comparações

"Fazer o exercício de voltar-se para si mesmo, entendendo que, mesmo que os amigos estejam em uma situação semelhante, esperando o resultado de uma prova. Ver o quanto já cresceu, o quanto já progrediu. Olhar pra o que já realizou até aí. Pensar num plano B também. Então, observar. Eu acho que é esse lugar de voltar pra si, ao invés de ficar olhando fora", aponta. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES