Fuga ao tema: saiba como evitar nota zero na prova de redação do Enem

O professor da disciplina, Eduardo Pereira, traz apontamentos importantes sobre o assunto
Redação é aplicada no primeiro dia do exame - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O balanço com os dados definitivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, divulgados no dia 17 de março pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que cerca de 28.408 candidatos da avaliação zeraram a redação por fuga ao tema. As temáticas propostas no exame de 2021, que contou com duas aplicações, foram 'invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil' e "reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".

Em entrevista ao Vai Cair No Enem, o professor de redação, Eduardo Pereira, salienta que a última realização do Enem trouxe uma avaliação diferente dos anos anteriores, que exigiu mais dos candidatos. Além disso, o docente aponta que o tema, proposto na primeira aplicação, não foi fácil. "O participante do Enem 2021 encontrou uma avaliação diferente. Uma proposta de redação mais complexa, na minha avaliação, que exigiu um pouco mais dos alunos", analisa. 

Fuga ao tema: como evitar?

Eduardo Pereira destaca como principal ponto para evitar fugir ao tema da dissertação do Enem é a capacidade interpretativa do texto de apoio, assim como, dos dados que são elencados nele. “Uma boa leitura no texto de apoio, seus dados e apontamentos é necessário para entender o recorte temático exigido e, assim, iniciar o texto”, indica.

Um outro apontamento do professor é sobre a escrita da dissertação que, em um primeiro momento, não precisa ser transcrita de imediato na folha definitiva. "Após a leitura cuidadosa e o entendimento do recorte pedido pela banca examinadora, o aluno deve iniciar a escrita do texto em forma de rascunho e não levar o texto, em seguida, para a folha de resposta", aconselha. 

"Ao finalizar o rascunho, o candidato pode resolver as outras questões da prova e, em seguida, retornar ao texto. Neste momento, é importante realizar uma leitura que permitirá, por exemplo, perceber alguns erros ortográficos, de coesão, entre outros que não foram visualizados em um primeiro momento". 

Questionado sobre como o estudante pode se preparar e, assim, evitar zerar a nota da redação, Pereira salienta a importância da construção do repertório sociocultural e aconselha a não treinar a produção textual apenas com a escrita. "Muitos candidatos acham que fazer um grande quantitativo de redações ao longo da preparação do Enem é o suficiente para a obtenção de uma boa nota ou, até mesmo, evitar uma fuga total ou parcial do tema. Claro que a produção é necessária, mas não pode ser a única forma de preparo. A construção de um bom repertório sociocultural é crucial neste processo e sua formação depende de muita leitura, contato com documentários, filmes", menciona. 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES