Inep quer repetir questões no Enem 2022, diz site

A repetição é pela escassez de quesitos no Banco Nacional de Itens
Em documento obtido pelo UOL, aponta sobre a possibilidade de que 4680 perguntas - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Um dia após o pedido de exoneração de Milton Ribeiro do Ministério da Educação, (MEC), gestores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) propõem repetir questões de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. A proposta tem relação à escassez do Banco Nacional de Itens(BNI), que reúne quesitos para o exame.

Em documento obtido pelo UOL, aponta sobre a possibilidade de que 4680 perguntas, presentes em provas passadas, componham as aplicações deste ano e de 2023. "Considerando a possibilidade de reutilizar 4.680 itens, que foram aplicados para milhões de candidatos nas edições realizadas no Enem, não haverá a necessidade de executar novos pré-testes para viabilizar as edições 2022 e 2023", traz trecho do termo enviado ao presidente do Inep, Danilo Dupas.

O documento é assinado por quatro novos coordenadores e diretores do instituto. A chegada desses servidores foi após a crise, em novembro de 201, que culminou com a saída de 37 profissionais do órgão. 

Na proposta foi incluída uma tabela que mostra o quantitativo total de novos itens, as questões pré-testadas, assim como, as que são apontadas como "pré-testadas adequadas". Nos dados apresentados no documento há como item pré-testado adequado aponta Linguagens com o menor números de itens, 43, e Ciências da Natureza com o maior, 75. Esses itens não seriam suficientes para a realização do exame. 

Em outra parte do texto da proposta, os novos servidores do Inep justificam a reutilização dos itens para garantir a implantação do Novo Enem, previsto para 2024. "Buscando garantir a segurança e a aplicação das edições de 2022 e 2023, e ao mesmo tempo garantir as condições para a implantação do novo Enem 2024, sugerimos que o edital da edição de 2022 traga a possibilidade de utilização de itens já aplicados com a seguinte redação: "A edição 2022 do Enem poderá utilizar itens inéditos e itens já utilizados em edições anteriores".


 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES