Saiba quais são os requisitos para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022

O pedido pode ser feito a partir do dia 4 abril
A solicitação é por meio da Página do Participante - LeiaJáImagens

A partir de 4 de abril, interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. Os pedidos se encerram no dia 15 do mesmo mês e devem ser feitos através da Página do Participante. O edital do benefício foi divulgado nesta terça-feira (29) e traz informações como requisitos para realização da solicitação, assim como, a documentação exigida.

Para quem tem dúvidas se está apto a pedir isenção da taxa do Enem 2022, o Vai Cair No Enem traz as informações necessárias para entender as exigência do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o edital, para ter direito ao benefício, o participante deve estar no último ano do ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino da rede pública, ou ter concluído a última etapa da educação básica em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de possuir renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também podem realizar a solicitação estudantes ou concluintes que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O instituto salienta que para a análise das solicitações poderá consultar "o órgão gestor do CadÚnico para verificar a conformidade da condição indicada pelo participante no sistema de isenção".

Ausentes no Enem 2021

Candidatos que se inscreveram na edição anterior da avaliação e não compareceram nos dois dias de aplicação devem justificar a ausência para solicitar isenção do valor de R$ 85. A justificativa é no mesmo período dos pedidos de isenção e endereço eletrônico, por meio do envio de documentação comprobatória que impediu de comparecer à prova. O envio dos documentos de explicação da falta não garante a isenção e os participantes, que estão nessa condição, devem atender aos requisitos do edital.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES