Semana Santa: como a celebração religiosa pode ser cobrada no Enem?

A professora de história e sociologia, Cristiane Pantoja, fala sobre o asunto
A data, devido ao seu contexto histórico, pode ser cobrada no exame - Pixabay

O período da Semana Santa é marcado por devoção, fé e simbolismos para aqueles que vivem uma doutrina religiosa. O feriado religioso é aproveitado, não apenas pela questão espiritual, mas como período de colocar os estudos em dia e focar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A data, devido ao seu contexto histórico, pode ser cobrada no exame e, ao Vai Cai No Enem, a professora Cristiane Pantoja pontua alguns conteúdos relacionados ao período santo. Confira:

- Conceito de cristianismo: "Institucionalização dos ensinamentos de Jesus. Como também, a ideia da redenção está na tradição judaica que acredita na vinda de um Messias, filho de Deus, redentor dos homens que Nele acreditam. Salientando que para judeus o Cristo católico não é ou foi de fato o filho de Deus", explica a docente.

Intolerância ou busca por tolerância

- Império Romano: Nesse aspecto, Cristiane Pantoja ressalta pontos como “perseguição e intolerância aos primeiros cristãos até sua institucionalização como religião oficial do império, com as assinaturas dos Éditos de Milão e Tessalônica, bem como tratar na Idade Média a soberania da Igreja Católica, bem como mais adiante, na Idade Moderna, os impactos da Reforma Protestante sobre a Igreja Católica e a prática do cristianismo”.

Geopolítica (Oriente Médio): Intolerância religiosa, perseguição ao feminino/minorias, guerras civis e exteriores para o domínio das áreas petrolíferas. 

O massacre da Noite de São Bartolomeu, os Autos-da-fé feito pelo Tribunal do Santo Oficio/Inquisição

Perseguição aos judeus, no século XX, por Hitler, o holocausto, visando o arianismo, ideia da raça pura

 Idade Antiga/Antiguidade: "pode-se trabalhar a relação dos Hebreus e a origem do cristianismo primitivo, chegando aos judeus", ressalta Pantoja.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES