Veja tudo o que se sabe até agora sobre o Enem 2022

Provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro
Enem 2020 - Júlio Gome/LeiaJáImagens/Arquivo

Todos os anos, muitas dúvidas cercam os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As preocupações com a prova giram em torno de quantidade de questões, tempo de aplicação, objetos que podem ser levados para os locais de realização do exame, assim como os próprios conteúdos que estarão presentes nos quesitos.

Neste ano, além de todas as dúvidas existentes, o anúncio do novo Enem deixou os candidatos ansiosos e confusos sobre como será a edição de 2022 do exame. Segundo o Ministério da Educação, o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado a partir de 2024.

Quantidade de questões e datas de aplicação

Sendo assim, até então, o Enem 2022 seguirá os mesmos formatos já conhecido pelos estudantes. A prova irá conter 180 questões, divididas entre as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, além de uma redação.

Os quesitos são aplicados em dois dias de avaliação, em dois domingos consecutivos, cada um com 90 questões. No primeiro dia, os estudantes realizam as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a produção textual. No segundo dia, por sua vez, são respondidos os quesitos de matemática e Ciências Humanas.

O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o Brasil. O período de inscrições para as provas ainda não foi confirmado pelo MEC nem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do Enem.

Pedidos de isenção e justificativa de ausência

Os estudantes puderam solicitar o pedido de isenção para a edição de 2022 do Enem, assim como a justificativa de ausência, por meio da Página do Participante, até o dia 15 de abril. O resultado da justificativa será liberado na próxima sexta-feira (22). Os recursos poderão ser aplicados entre 25 e 29 deste mês. O resultado final estará disponível em 6 de maio.

De acordo com o edital, a solicitação de isenção da taxa pode ser feita pelo participante que estivesse no último ano do ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino da rede pública, ou ter concluído a última etapa da educação básica em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de possuir renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também puderam realizar a solicitação estudantes ou concluintes que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES