Com antecipação da 2ª fase, saiba como deve ser a preparação para o vestibular da Unicamp

O coordenador do Poliedro Curso Campinas, Vitor Ricci, fala sobre o assunto
Anteriormente, essa etapa era realizada em janeiro - Antonio Scarpinetti

Na última semana foi divulgado, por meio da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), o cronograma do vestibular 2023 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Diferente das outras edições, o calendário trouxe a antecipação da segunda fase, prevista para os dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Anteriormente, essa etapa era realizada em janeiro.

Para o coordenador do Poliedro Curso Campinas, Vitor Ricci, a antecipação não traz grandes modificações, mas reorganização no planejamento de estudos dos candidatos. De acordo com Ricci, a modificação não deve ser encarada como um problema e aponta que essa mudança traz ponto positivo, pois "o estudante fecha o ano com o vestibular da Unicamp concluído e consegue se dedicar aos demais em janeiro”.

Durante a preparação, o coordenador ressalta que o estudante deve se atentar ao tempo dedicado à redação, assim como à leitura de obras que são obrigatórias no certame. “Nós recomendamos ao estudante que leia todas as obras ao longo do ano, e esteja com tudo pronto já para a primeira fase do vestibular. Tendo em vista essa antecipação do calendário, um planejamento para essas leituras se torna fundamental”, pontua. Além disso, sobre a prova dissertativa, ele acrescenta que com a mudança de data, "o vestibulando terá que se preparar para produzir um bom texto já em dezembro”.

Vestibular 2023

Nesta edição do processo seletivo, as inscrições se iniciam em 1º de agosto e seguem até 9 de setembro, com período de isenção de taxa, no valor de R$ 192, entre 16 de maio e 7 de junho. A primeira etapa do vestibular está marcada para 6 de novembro e a segunda fase será nos dias 11 e 12 de dezembro.

Os participantes inscritos na seletiva para o curso de música passarão por provas de habilidades específicas previstas para setembro e outubro. Já os estudantes que concorrem a vagas nas formações de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança realizaram provas de habilidades específicas em 4 e 6 de janeiro de 2023. 
 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES