Programas estudantis deverão se adaptar ao Novo Enem

Fies e Prouni, por exemplo, vão ter processos seletivos de acordo com os parâmetros do Novo Enem
Site do Programa Universidade para Todos (ProUni) - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Os parâmetros atualizados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC), trazem informações sobre o novo formato do exame, previsto para 2024. Com a modificação do Enem, que visa acompanhar o novo modelo curricular do ensino médio, os programas estudantis de acesso à instituições de ensino superior, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), devem ser adaptados. 

Além disso, como expõe o documento, o sistema de acesso também devem acompanhar as mudanças no Enem, "que compreendam as novas interfaces necessárias a estudantes e IES". "Ao optar pela utilização do Enem, a Instituição de Ensino Superior (IES) poderá eleger a forma mais adequada de seleção do perfil de estudante desejado para cada um de seus cursos de graduação", salienta a pasta através dos parâmetros.

As informações preliminares disponibilizadas mostram que estudantes que obtiveram nota zero na redação, presente no primeiro instrumento do exame, serão impedidos de participar dos programas de acesso ao ensino superior. Ademais, as iniciativas estudantis "criarão funcionalidades que permitam ao participante identificar, de modo autônomo e com antecedência à realização dos testes, a aderência entre o seu perfil de formação e os cursos de graduação ofertados pelas IES". 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES