Inscrições para o processo seletivo 2022.2 do IFPE iniciam nesta segunda-feira (23)

Ao todo, a seletiva conta com 3.261 vagas para cursos técnicos e superiores
Fachada do campus Recife do IFPE - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições para o processo seletivo 2022.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) iniciam nesta segunda-feira (23). São mais de três mil vagas em cursos técnicos e superiores nas modalidades presencial e a distância.

As candidaturas devem ser feitas através do site da seletiva até 12 de junho e não há cobrança de taxa. Mais uma vez, os estudantes não serão avaliados por provas objetivas ou discursivas, mas pelo histórico escolar ou notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas as edições de 2017 a 2021.

Vagas

De acordo com o instituto, as opções ofertadas no processo são distribuídas em: 2065 para cursos técnicos na modalidade subsequente, direcionadas para quem concluiu o ensino médio; 352 para cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio; 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 para cursos superiores (449 - modo presencial e 360 na modalidade Ead).

Além disso, 60% das opções são reservadas para estudantes que realizaram, integralmente, o ensino fundamental ou médio em escolas públicas. Nesse percentual, há também cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas. Em formações com vocação agrícola, estudantes oriundos do campo terão vagas reservadas também. Outras datas

Datas da seletiva

O cronograma do processo seletivo aponta que  a lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 22 de junho, com prazo de retificação em 27 e 28 do mesmo mês.  A lista final das candidaturas será publicada em 4 de julho. Nessa mesma data também será anunciado o resultado preliminar da seletiva.

Os estudantes que desejarem interpor recurso podem solicitá-lo no dia 5 de julho. Após esse período, no dia 8 do mesmo mês está prevista a liberação dos nomes aprovados no processo seletivo.In

COMENTÁRIOS DOS LEITORES