Educação Física: entenda como a disciplina é cobrada no Enem

A professora Monique Braga pontua as principais características das questões no exame
Educação Física costuma ser abordada na prova de Linguagens - Unsplash

A disciplina de Educação Física está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), geralmente, atrelada à prova de Linguagens, no primeiro dia de aplicação da avaliação. De maneira contextualizada e de forma interdisciplinar, como ressalta a professora Monique Braga, os conteúdos costumam aparecer em poucas questões. "A disciplina de Educação Física, assim como Artes, está presente, na maioria das vezes, na prova de Linguagens. O candidato desta edição do Enem perceberá que entre três ou quatro questões envolvem conteúdos da disciplina", aponta a docente. 

Ao Vai Cair No Enem, Monique reforça que as habilidades exigidas no Enem são pontuadas no edital do certame. "O aluno que fez a leitura atenta do edital já percebe quais habilidades são exigidas na prova. Por exemplo, as competências exigidas são reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social, reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas, entre outras", explica.

Ainda segundo a professora, aspectos técnicos, assim como as regras esportivas não são cobrados na avaliação. Como aspecto fundamental para um bom desempenho na disciplina, Monique Braga reforça que a capacidade interpretativa unida aos estudos de temáticas da educação física é crucial. "O candidato que realizou um boa leitura e bom estudo da disciplina se sairá bem na prova. Tudo isso, claro, atrelado a capacidade de interpretar bem o texto, que é uma marca importante para quem realizará o Enem". 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES