Enem: confira os assuntos mais cobrados em Linguagens

De acordo com o levantamento do Poliedro, tipologia textual e gêneros discursivos, correspondem a 29,6% da prova. Veja a lista completa:
Prova do Enem 2019 - Júlio Gome/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes terão o desafio de responder questões de língua portuguesa, língua estrangeira - que pode ser inglês ou espanhol - artes e educação física, além de assuntos complementares que estarão inseridos nos enunciados, como cultura e temáticas sociais.

Ao Vai Cair No Enem, a coordenadora e professora da escola Poliedro, Maria Catarina Bozio, explica o perfil dessa etapa. “A prova de linguagens do Enem trabalha, habitualmente, com interpretação de textos das mais variadas naturezas: textos literários, jornalísticos, publicitários, imagens, versos, quadrinhos, etc. Contudo, não é raro que a parte interpretativa seja permeada de questões mais teóricas e até mesmo conteudistas.”

Ela destaca a importância da interpretação textual: “Vale ressaltar, inclusive, que o domínio da interpretação de textos não é cobrado exclusivamente na prova de Linguagens e que essa habilidade será demandada também nas demais provas do exame que exigem leitura atenta dos textos-base para as questões, dos enunciados e das alternativas.”

O Poliedro realizou um levantamento das últimas provas do Enem para verificar quais são os assuntos mais recorrentes e importantes na área Linguagens. Confira abaixo:

Língua Portuguesa: preceitos básicos dos estudos literários e Tendências contemporâneas, que representam 14,3% das questões cada. Em terceiro está o modernismo no Brasil e a pontuação, com 9,5%, ambos.

Interpretação de textoos estudantes devem estar atentos a Tipologia textual e gêneros discursivos, que corresponde a 29,6% da prova. Em segundo lugar, está a textualidade, coesão e coerência; e a relação da linguagem e os efeitos nos sentidos, com 13,0%, cada um.

Língua inglesa: a interpretação de textos representa 60% das perguntas. Aspectos gramaticais correspondem a 10%, apenas.

Língua espanholaa interpretação de textos representa 80% das perguntas.

Arteso assunto mais recorrente é o de Múltiplas Artes, que compõem 40% do teste e arte contemporânea com 33,3%. 

Educação Física: fique atento ao tema Influência da Mídia no Corpo, que abrange 33,3% do exame, além de como o corpo é visto pela sociedade, com 22,2%.

De acordo com a professora Catarina, além de estudar esses conteúdos mais recorrentes para fazer uma boa prova de Linguagens e Códigos, é preciso criar estratégias de leitura para textos longos, pois há uma recorrência de questões contextualizadas. Veja a dica da docente:

“Nesses textos extensos é imprescindível se atentar ao verbo de comando do enunciado, isto é, ao que é pedido na questão de modo que a leitura do texto seja mais eficiente e otimizada para buscar a informação demandada. Além disso, é necessário estar atento a alternativas que se mostrem próximas em conteúdo, buscando identificar aquela que melhor se adeque ao enunciado”, explica. 

Para finalizar, a professora deu sua recomendação sobre quais temáticas priorizar no estudo para a prova de Linguagens.  “Dentro da temática de interpretação de textos, vale destacar o estudo das tipologias textuais e dos gêneros discursivos, as relações de linguagem e sentido, a intertextualidade e a interdiscursividade, a objetividade e a subjetividade, bem como as funções da linguagem."

No âmbito das artes (literárias, visuais e cênicas), Catarina destaca que é recorrente a reflexão sobre a produção e a recepção dessa produção artística visando a valorização da pluralidade cultural. Além disso, ela destaca a importância dos candidatos encontrarem táticas de estudos mais eficientes: 

“A estratégia mais assertiva de preparação é o contato com questões similares (simulados) ou aplicadas em anos anteriores da prova do Enem, de modo a criar um repertório prévio de como as questões são organizadas e estimular a relação com aspectos teóricos já dominados pelo estudante ao longo de sua experiência escolar ”, finaliza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES