Confira seis possíveis temas para a redação do Enem 2022

Professores da disciplina, Diogo Xavier, Eduardo Pereira e Felipe Rodrigues falam sobre o assunto
Prova de redação do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há certa ansiedade acerca do tema da redação. Como de costume, a temática é divulgada no primeiro dia de aplicação da avaliação, que em 2022 está prevista para 13 de novembro. Em meio às especulações e apostas, o Vai Cair No Enem questionou os professores da disciplina, Diogo Xavier, Eduardo Pereira e Felipe Rodrigues, sobre quais temas são possíveis na redação do Enem deste ano.

Para Diogo Xavier, as temáticas que podem aparecer na questão dissertativa são ‘hábitos alimentares da população’ e ‘educação digital’. Sobre o primeiro tema, o docente aponta que a alta dos preços de alguns alimentos, em contraponto com a manutenção de outros, como por exemplo o macarrão instantâneo, e a falta de informação, acarretam o "empobrecimento nutricional da alimentação dos brasileiros", fatores a serem levados em consideração no momento da construção do texto.

No que se refere à abordagem do segundo tema, a prova pode focar "especialmente os jovens, que já nascem imersos nos meios digitais, porém carecem do desenvolvimento de competências digitais que permitam o uso seguro e consciente dessas ferramentas", pontua o docente.

Internet e questões sociais

Eduardo Pereira indica como possíveis assuntos da dissertação ‘Cultura do cancelamento: como enfrentar o tribunal da Internet?’ e ‘Doação de sangue: o que falta para que isso se torne uma prática comum?’. Ao Vai Cair No Enem, ele explica que a cultura do cancelamento envolve dois aspectos importantes: "É um tema bastante atual e ao mesmo tempo da atualidade. É uma questão que vem sendo discutida, sobretudo, que é em relação às questões éticas. Essa questão do cancelamento envolve todas as classes" observa.

Sobre a doação de sangue, Pereira salienta que está ligada a uma perspectiva social do Enem. "Quantas pessoas nesse momento não estão à espera da doação? E a escolha de um tema, como esse, no Enem, sempre gera muita discussão. Seria uma oportunidade muito boa de levar uma consciência cidadã às pessoas sobre a importância desse tipo de atitude", explica. 

Meio ambiente e artes

À reportagem, o professor Felipe Rodrigues aposta no eixo temático "sustentabilidade e meio ambiente" com abordagem nas relações do homem interagindo com o meio "tendo essa reação natural, juntamente, com a devastação desse meio, que, em si, não é renovável". 

O professor complementa: "É um debate que envolve, principalmente, a relação ser humano junto com esses impactos ambientais. Por exemplo, desastres naturais. Então, algo no tocante de meio ambiente, sustentabilidade, eu acho muito interessante a ser abordado".

Outro recorte apontado pelo docente é o artístico “trazendo isso como uma problemática social (...) essa falta, dessa dificuldade em acessar, por exemplo, a leitura; em acessar, por exemplo, a questão da pintura. Então esse debate pode ser trazido à prova", diz.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES