MEC anuncia divulgação do resultado, apaga postagem e estudantes alegam ausência da 2ª chamada

Com o novo cronograma, divulgado pela pasta, a nova chamada regular estaria disponível na quinta-feira (1º)
Portal de Acesso Único, do Governo Federal - Reprodução/Portal de Acesso Único

Desde a última segunda-feira (29), estudantes esperam pela liberação do resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Na data, os candidatos alegaram instabilidade no Portal de Acesso Único, do Governo Federal. Com o novo cronograma, divulgado pela pasta, a nova chamada regular estaria disponível na quinta-feira (1º), fato que foi divulgado, por volta das 22h, pelo próprio MEC nos canais oficiais. No entanto, a postagem foi apagada.

MEC postagem apagada

Além disso, estudantes ainda apontam instabilidade no site do Prouni, o que inviabiliza a consulta do resultado . Ao Vai Cair No Enem, Larissa Barbosa Medeiros, que tenta uma bolsa integral no curso de enfermagem, está desde 29 de agosto à espera do resultado. Esta é a primeira vez que Larissa recorre ao programa estudantil. À reportagem, a estudante expõe que ao consultar as vagas nem todas estavam preenchidas. "No meu caso, a primeira chamada tinha quatro vagas, apenas dois candidatos foram aprovados na documentação. Na segunda chamada tinha duas vagas, porém ninguém foi pré-selecionado", afirma.

Print
Print da página de consulta do resultado da 2ª chamada do Prouni feito por Larissa.

Larissa conta que sem a bolsa integral não tem condições de mantar a mensalidade da graduação e custos pessoais. "A universidade entrou em contato com bolsa de 50%, mas, ainda assim, fica fora de orçamento", disse. Sem um retorno do ministério e do ministro da Educação, ela confessa que o sentimento é de frustração. "A gente espera tanto tempo por este resultado e, quando chega a hora, esses diversos acontecimentos e nenhuma posição sobre o ocorrido. Lamentável". 

Além de Larissa Barbosa Medeiros, outros estudantes lamentam a falta de transparência na divulgação da 2ª chamada:

O Vai Cair No Enem entrou em contato com o MEC por telefone e e-mail, no entanto, até o fechamento da matéria, não tivemos retorno. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES