Como entender de política pode te ajudar na redação do Enem

Em período eleitoral, entender sobre política pode ser fundamental para ter um bom embasamento na produção textual
Urna eletrônica - Creative Commons

Por Joice Silva

No período eleitoral, entender de política é um dever como cidadão. Quando se é um estudante na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compreender as esferas políticas e o que permeia o tema pode ser fundamental para ajudar a resolver não somente as questões, mas ter um bom embasamento para a redação.


A depender do tema, entender como funciona os Três Poderes da República, por exemplo, pode te dar argumentos para desenvolver uma linha de raciocínio coerente com o que você pretende apresentar com o seu texto. 

Se o tema for algo relacionado a saúde pública, saber como funciona a destinação de verbas públicas, de quem é a responsabilidade de determinado hospital, se é municipal, estadual ou federal, pode te auxiliar a falar com mais propriedade sobre o assunto.

Para a professora de redação Marcela Silva, quem vai realizar o Enem deve saber que o tema da redação sempre será sobre assuntos sociais, culturais , científicos e políticos. Assim sendo, segundo ela, o conhecimento sobre a política agregará na produção de uma boa redação.

“O aluno que vai fazer a prova do Enem, é imprescindível que ele entenda que o tema de redação vai ser de cunho social, científico, cultural e político. Então, por mais que seja especificamente sobre uma dessas quatros áreas, de certa forma envolve as demais, pois são fatores que se complementam. Então, o aluno bem engajado na política auxilia muito na produção da redação”, ponta a docente.

Marcela argumenta ainda que, ao desenvolver um texto sobre qualquer tema, a política pode, e deve, ser utilizada como uma solução para a problemática trazida. “Tendo em vista que a redação vai se referir a alguma problemática atual do cenário brasileiro, se a gente tem um bom conhecimento a respeito da política, isso auxilia principalmente na hora de criar uma proposta de intervenção onde eu vou, de certa forma , apontar a política como uma possível solução para o problema que eu citei na tese do meu texto”, explica.

E não apenas o conhecimento da política brasileira é importante, mas também estar antenado nos acontecimentos das grandes potências mundiais pode ser fundamental. Marcela aponta que conhecer e comparar a realidade política brasileira com os regimes de grandes países traz para o texto do aluno um respaldo cultural e político.

“Eu sempre digo que os alunos não devem conhecer somente a política brasileira, mas também a das grandes potências mundiais, como, por exemplo, a China, que tem um regime político socialista, mas quando paramos para estudar o que é o socialismo e qual o regime oficial da China a gente vê que eles se contrariam de certa forma. Então, é importante a gente ter uma visão sobre as grandes potências, porque somos um país subdesenvolvido, e quando criamos uma redação, o objetivo é problematizar algo e apontar as causas desses problemas, e quando comparamos, por exemplo, o Brasil com outras grandes potências, trazendo para o texto um respaldo cultural e político”, finaliza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES