IFPE anuncia processo de ingresso com 5360 vagas

As opções são para cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja
Fachada do Campus Recife do IFPE - Ministério da Ciência e Tecnologia/Flickr

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, nesta quinta-feira (6), a abertura do Processo de Ingresso 2023.1 para novos estudantes. Ao todo, a seletiva conta com 5360 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja.

Todas as etapas do processo de ingresso, que não tem taxa de inscrição, serão realizadas on-line e por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso. Os interessados devem lançar candidatura a partir da próxima segunda-feira (10) até o dia 1º de novembro, através do site da seleção

Vagas

Ao todo são 5165 vagas ofertadas em cursos presenciais e 195 na modalidade EaD. As oportunidades são distribuídas nos 16 campi e em 5 polos de Educação a Distância (EaD). Do quantitativo de opções disponibilizadas pelo IFPE,  2195 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio.

Além disso, 1925 opções são em formação técnica integrada ao ensino médio, que é direcionada para quem concluiu o ensino fundamental; 1205 em graduações e 35 são destinadas para qualificação profissional Proeja, iniciativa para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos. 

Confira o edital

Avaliação

Os candidatos que concorrem aos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de qualificação profissional na Proeja serão avaliados através de análise do desempenho escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, com base no histórico escolar.

Já candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos subsequentes poderão escolher entre utilizar a análise do desempenho escolar ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem. Para os cursos superiores, a seletiva será por meio da nota geral do Enem, em uma das cinco últimas edições do exame, ou seja, de 2017 a 2021.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES