A uma semana do Enem, estudantes falam sobre a ansiedade e expectativas para a prova

A aplicação do Enem 2022 está prevista para os dias 13 e 20 de novembro
Estudantes que participam do aulão promovido pelo Vai Cair No Enem - Elaine Gadelha

A uma semana para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, previsto para 13 de novembro, estudantes falam sobre as expectativas e sentimento de ansiedade para a prova.

Participando do 'Melhor Aulão ', promovido pelo Vai Cair No Enem, neste sábado (5), Nínive de Castro Albuquerque, de 18 anos, fará pela terceira vez o exame, uma delas na condição de treineira, para ingressar no curso de medicina. À reportagem, ela ressalta que se dedicou ao máximo nos estudos para esta edição. No entanto, espera no aulão sanar algumas dúvidas e diminuir a ansiedade para as provas.

"Em 2019, no meu primeiro ano, eu fiz como treineira. Em 2020, eu não fiz [Enem] por causa da pandemia. Em 2021, eu fiz valendo mesmo. Eu espero no aulão acalmar os ânimos para o Enem, porque está difícil. Eu dei o meu máximo, mas, às vezes, eu sinto que não é o suficiente. Mas, ao mesmo tempo, a gente tem que entender que este é o nosso máximo, o nosso limite", conta.

Também tentando uma vaga na graduação de medicina, Hamilton Lopes, de 18 anos, veio ao aulão com a expectativa de receber dicas para auxiliar nos estudos finais para o Enem. Ao Vai Cair No Enem, o estudante aponta que espera, nesta edição do certame, novas questões e assuntos que não costumam aparecer no exame. "Com novas questões no banco [BNI], vai cair assuntos diferentes, que nunca caíram antes. Eu tenho buscado focar em conteúdos que não apareceram anteriormente no Enem. Este ano, minha preparação está bem melhor do que no ano passado, eu me sinto bem confiante", afirma.

Focada na prova de redação, principalmente, com relação à construção do repertório, Júlia Kethylen, de 17 anos, planeja ingressar no curso de nutrição. Em 2022, será a segunda tentativa de Júlia no Enem. "Na primeira vez, eu fiz como treineira e é diferente quando se faz 'pra' valer. A gente fica mais tenso. No ano passado, eu não estava assim. Além disso, eu sempre acho que a prova do Enem vai ser cansativa e isso me paga muito, me deixa insegura", expõe.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES