Evite estresse: saiba o que não perguntar a um estudante após a prova do Enem

Extremamente cansativa, a prova desgasta os candidatos. Certas perguntas, feitas logo após a realização do Exame, podem causar incômodo
Candidatos do Enem próximos a ponto de aplicação - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Principal meio de acesso às universidades brasileiras, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deu início à edição 2022 neste domingo (13). Envolto de muita expectativa, o Exame, mais do que uma simples prova, é a ponte para a realização de sonhos. Ingressar no ensino superior representa transformação de vidas, uma vez que a educação é, sem rodeios, a maior fonte de ascensão social.

Devido à magnitude da prova, os estudantes são submetidos a um turbilhão de emoções. Nesse sentido, pais e amigos devem ficar atentos e não cometer certas atitudes que podem impactar o emocional dos candidatos após a exaustiva realização da prova, que neste domingo tem início às 13h30 e seguirá até 19h.

Com mais de 30 de experiência como docente e uma das maiores referências do Brasil no ensino de redação, a professora Fernanda Bérgamo publicou, em suas redes sociais, orientações sobre o que os pais não devem cometer contra os filhos após o Enem. “Nada de perguntar ‘Como foi a prova’? Nem muito menos indagar: ‘Vaga garantida, campeão?’”, alerta a professora.

Fernanda Bérgamo ainda traz dicas acerca do que propor aos estudantes, como estratégia para amenizar o cansaço e a tensão. Confira todas as orientações no vídeo a seguir:

Neste primeiro dia do Enem 2022, os candidatos fazem provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. No dia 20 deste mês, será a vez dos quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES