Língua estrangeira: inglês exigiu o básico, já espanhol pediu cautela aos estudantes

As disciplinas fazem parte da prova de Linguagens
Prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Presente na prova de Linguagens, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada neste domingo (13), a língua estrangeira é contemplada com cinco quesitos de inglês ou espanhol, a depender da escolha do candidato no momento da inscrição no certame. Ao Vai Cair No Enem, os professores Gabriel Rocha (inglês) e Kilza Pascoa (espanhol) falam sobre a prova.

Para Gabriel, de maneira geral, a avaliação de língua inglesa foi "mais tranquila" quando comparada aos anos anteriores do Enem. Mesmo com textos mais longos, o docente salienta que os cognatos (palavras de dois idiomas distintos que possuem semelhança gramatical e mesmo significado) auxiliaram os estudantes na resolução dos quesitos. 

"Os cognatos ajudaram a responder as questões. A prova trouxe ares do português dentro do inglês. Muitas palavras parecidas, o que refletiu na rápida interpretação dos quesitos", observou. Além disso, Gabriel Rocha salienta que os candidatos não necessitavam de um domínio da língua inglesa. "Com o básico visto durante o ano, o aluno conseguiria responder aos quesitos", disse à reportagem.

Língua Espanhola

Escolhida pela maioria dos inscritos no Enem, por apresentar certa semelhança com o português, a prova de língua espanhola, segundo avaliação da professora da disciplina Kilza Pascoa, exigiu cautela devido a presença do heterossemânticos (palavras semelhantes, mas com significados diferentes). 

"Algumas questões exigiram um pouco mais do aluno, um conhecimento devido à presença de heterossemâticos, que são os vilões da interpretação de texto, por parecerem com o português, mas trazem um significado diferente", explica. Ainda segundo Kilza, a avaliação apresentou textos pequenos  e diversidade textual.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES