Saiba como manter o pique para o segundo dia de provas do Enem 2022

O professor e psicólogo Dino Rangel incentiva o ânimo dos estudantes para as questões de Ciências da Natureza e matemática
Provas do Enem - Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por Mariana Ramos

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado no último domingo (13), com questões nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação. Agora, os alunos têm alguns dias para se preparar para a segunda etapa do Enem, no próximo domingo (20), que conterá quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

O segundo dia de provas, tem um histórico de sofrer com um alto índice de desistência dos inscritos. Na edição de 2021, a porcentagem de abstenções nessa fase chegou a 30%.

O professor e psicólogo Dino Rangel explica que há duas motivações básicas que levam a esse índice de abstenções: “Em relação ao segundo dia, existem dois fatores bases que levam as pessoas a desistirem. Primeiro, são as que não estudaram para o Enem e as que, geralmente, não é uma regra, mas tendem a ter mais dificuldades com cálculos do que com interpretação, leitura e compreensão."

“Então, se o aluno não estudou bem para a prova e percebe isso na prática no primeiro dia, aumenta o desânimo e o desestímulo dele para fazer a prova no segundo dia. E há um segundo fator, se ele não faz uma boa primeira prova, ele já cria uma auto conscientização de que ele não vai se dar bem na segunda. Esses fatores (desânimo, desestímulo e auto conscientização) elevam a desistência. (...) É uma questão psicológica, né?”, continua Dino.

Ao compreender os fatores que possam elevar os dados de desistência, é preciso criar uma motivação para manter a energia e o foco no segundo dia de exame. “Você conseguiu fazer a primeira etapa, porque não conseguiria fazer a segunda?” incentiva o docente.

“O aluno precisa ter uma mentalidade de revisão e de, ao mesmo tempo, também de descanso e repouso. Precisa haver atitudes que possam fazer ele relaxar, porque às vezes ele pode se surpreender ou de repente seja uma boa prova, né? (...) Ele pode criar práticas de relaxamento, com filmes, séries, praticar esporte leve, uma boa alimentação… Isso pode ajudar ele a se motivar para o segundo dia”, diz o psicólogo, ao dividir algumas dicas para o estudante.

Dino ainda reforça que o estudante não tem como querer fazer tudo que ele não fez durante todo ano. Nestes últimos dias, é essencial que o vestibulando procure revisar e descansar,  ter consciência que ele cumpriu um papel positivo da melhor maneira possível.

O segundo dia do Enem será no próximo domingo (20). Os portões abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h. As provas terão início meia hora depois, às 13h30, e se encerram às 18h30. Os candidatos devem levar uma caneta esferográfica preta em material transparente e um documento de identificação com foto para o local de prova. Mais informações sobre horário e o que levar, os estudantes devem acessar a Página do Participante.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES