Veja quais fatores que podem levar à eliminação no Enem

Entenda o que consta no edital do Enem impresso e digital
Prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Por Mariana Ramos

Todos os anos, durante o Exame do Ensino Médio (Enem), milhares de vestibulandos são eliminados por diversos motivos. O participante eliminado não recebe sua nota naquele ano e deve esperar a próxima edição para se inscrever novamente. Assim, para realizar uma boa prova, é preciso evitar complicações.

Segundo o edital, muitas atitudes podem levar à desclassificação do aluno, algumas são mais conhecidas que outras. Pode ser eliminado o aluno que mentir as informações e a necessidade de acessibilidade durante a inscrição, com risco também de responder por crime contra fé pública.

Outros fatores eliminatórios são: Perturbar a ordem nos locais de prova, não apresentar documentos válidos de identificação, tentar conversar ou se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa além dos fiscais de sala, tentar utilizar formas de fraudar ou de conseguir respostas durante o exame (colar), registrar ou divulgar qualquer mídia de realização da prova durante o período no local de provas, levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas, cigarro, produtos derivados do tabaco ou drogas ilícitas no local de provas.

Também podem sofrer a desclassificação aqueles que se recusarem sem justificativa plausível a terem artigos religiosos vistoriados, ser submetido a passar pela revista junto com seus objetos pessoais e seu lanche, ou aqueles que se ausentarem da sala a partir das 13h sem estar acompanhado por um fiscal ou se ausentar antes das duas primeiras horas do início das provas, período de obrigatoriedade que o estudante permaneça na sala.
 
Participantes que iniciarem as provas ou rabisquem qualquer folha antes das 13:30 ou da autorização dos chefes de sala poderão perder a chance de fazer o Enem. Isso também ocorre com o aluno que arranque qualquer folha do caderno ou viole qualquer vedação do envelope porta-objeto na sala de provas e/ou se recuse a guardar no envelope os objetos proibidos pelo Inep. Portar armas, descumprir ordens da equipe de aplicação e não entregar ao chefe da sala a folha de redação e/ou folha de respostas após término do exame colocam o aluno em igual risco.


No caso de objetos eletrônicos, mesmo desligados e dentro do envelope porta-objetos lacrado, se houver qualquer som ou vibração durante o período de realização da prova, o candidato será eliminado. O mesmo acontecerá com os inscritos que se recusarem a utilizar máscara corretamente nos locais de prova onde ainda há obrigatoriedade do uso por decreto. 
O participante eliminado não terá seus resultados divulgados mesmo realizando os dois dias de aplicação do Enem. Mais detalhes podem ser conferidos pelo edital.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES