Com nível mediano, prova de física contou com textos longos, boa divisão de conteúdos e questão específica sobre buraco negro

Os professores Carlos Júnior e Gustavo Bruno comentam a avaliação
Enem 2022 - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

No último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (20), os candidatos resolveram questões de Ciências da Natureza e Matemática. Entre as disciplinas que fazem parte da prova de Natureza, está física, que, na análise dos professores Gustavo Bruno e Carlos Júnior, apresentou nível mediano e boa divisão dos conteúdos.

"Foi uma prova bem dividida com relação aos assuntos. A gente teve seis questões da parte mecânica, duas da física térmica, tivemos três de óptica e falamos também sobre quatro questões da parte elétrica." Os docentes ressaltam que a avaliação contou com textos longos, o que a tornou cansativa. 

À reportagem, Carlos Júnior salienta que uma questão trouxe ineditismo e exigiu um maior domínio do estudante. "A questão sobre buraco negro, que aborda relatividade encorpada na gravitação universal, que o candidato deveria ter uma dificuldade em relação a esse quesito". Sobre essa mesma questão, Gustavo pontua que o conteúdo foi "acoplado esse ano ao ensino médio". "Esse assunto de gravitação é visto no primeiro ano e esta foi a primeira vez na grade do ensino médio. Então, foi sim um tema surpreendente". 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES