Saiba como funciona a reaplicação do Enem 2022

A reaplicação do Enem existe para os candidatos que, em casos específicos, não tiveram possibilidade de ir até o local da prova
Prova do Enem - Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) passou e por algum motivo você não conseguiu comparecer à prova? Saiba que ainda é possível realizar a reaplicação da avaliação. A modalidade do Enem existe para os candidatos que, em casos específicos, não tiveram possibilidade de ir até o local da prova, seja por problemas de saúde ou logísticos.  

De acordo com o edital, a solicitação deve ser feita no dia seguinte ao segundo dia de provas e ficará aberta durante cinco dias úteis, ou seja, entre os dias 21 e 25 de novembro. O estudante deve solicitar através da Página do Participante, junto com documento que comprove o motivo do pedido. Os casos serão julgados individualmente pelo Inep.  

Vale ressaltar que a reaplicação serve tanto para as provas impressas, como as digitais. O exame é diferente, mas conta com o mesmo formato de 180 questões, além da redação. Diferente dos dias principais, as provas de reaplicação são realizadas em dois dias seguidos. 

No mesmo dia acontece o Enem PPL, aplicada às pessoas que estão em medida socioeducativa ou privadas de liberdade.  

Quem pode solicitar a reaplicação?  

Essa com toda certeza é sua maior dúvida, se você tem ou não o direito da solicitação. Confira abaixo. 

  • Incidentes logísticos: Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante. 

O participante afetado por problemas logísticos durante o 1º dia de aplicação das provas deverá comparecer normalmente no 2º dia de aplicação e poderá solicitar a reaplicação do Exame do 1º dia. 

  • Doenças infectocontagiosas (Enem impresso): Tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. 

Para mais informações acesse o edital

COMENTÁRIOS DOS LEITORES