Veja as instituições que não vão usar o Sisu em 2023

O programa não é obrigatório e cabe às instituições aderir ao Sisu ou não
Site do Sisu - Reprodução

Por Mariana Ramos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é parte dos três principais programas de acesso ao ensino superior mais esperados pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, não são todas as universidades que irão aderir ao programa neste ano. Por isso, é importante estar atento para planejar o melhor uso da sua nota do Enem no futuro.

O Sisu é um programa que unifica o processo de ingresso nas instituições de ensino superior do Brasil disponibilizando vagas para a classificação única pela pontuação dos alunos no Enem. Apesar desta proposta, muitas universidades consideram complicado conectar o início do semestre letivo com o resultado do Sisu, o que resultou na saída de algumas instituições deste programa. Confira quais são elas:

USP 

A Universidade de São Paulo (USP) lançou uma nota no dia 22 de novembro reiterando a mudança da entrada do aluno na instituição. Sem utilizar a nota do Enem, a USP pretende receber os novos alunos através do Enem USP.

O Enem USP usará a nota do Exame através do site da Fuvest, sem necessidade de fazer inscrição pelo Sisu. A seleção e gerenciamento das chamadas dos aprovados ficará na responsabilidade da própria universidade, que deseja que a matrícula dos ingressantes pelo vestibular e pelo Enem seja no mesmo dia.

Haverá uma taxa de R$ 10,00 para inscrição na Fuvest, porém os participantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, os que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, vulneráveis socioeconômicos ou cadastrados no Cadúnico serão isentos do valor. 

UnB

Para os interessados em ingressar  na Universidade de Brasília (UnB), o Sisu já não é mais opção há um tempo. Isso porque a instituição anunciou que deixou de utilizar o programa em julho de 2019, também alegando problema de calendário, e passou a adotar uma Via Enem com Edital único da UnB.

A Via Enem é uma opção para os alunos utilizarem suas notas do Enem como forma de classificação, concorrendo pelo mesmo número de vagas que a UnB ofertava para o Sisu, 25%. Após abrir o Edital único, a instituição também defende uma inscrição gratuita pelos alunos, pois estes já pagaram para realizar o Enem.

UEPA

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) também decidiu não adotar mais o Sisu desde 2020. Para ingressar na UEPA, o aluno pode contar com o Processo Seletivo (Prosel) que utiliza a classificação exclusivamente por meio da nota do Enem.

Os estudantes concorrendo nos cursos de música e letras-libras terão que realizar os testes de habilidades específicas obrigatoriamente.

Universidades de Rondônia

No final do ano de 2021, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) informaram a não adesão do Sisu para 2022.1, decisão mantida para 2023.

A Unir aplicará um sistema próprio de seleção através da nota do Enem para preencher as vagas ofertadas. Já o IFRO utilizará seu processo seletivo único com as informações constantes no histórico escolar do ensino médio, boletim escolar oficial (ou documento oficial equivalente) que irá gerar uma média final para o aluno.

Universidades do Tocantins

As três universidades federais e uma estadual do Tocantins também anunciaram que não irão aderir ao Sisu para a entrada de alunos em suas instituições. As faculdades são a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e UFNT (Universidade Estadual do Tocantins).

A maioria das universidades possuem um sistema de calendário letivo próprio e adotou por um novo sistema de ingressão que seguisse esse calendário. É o caso do IFTO, que optou por manter todas as vagas para a classificação através do seu próprio vestibular, que também conta com vagas asseguradas para cotistas.

A Unitins também deve seguir com o caminho do uso de seu próprio vestibular já que deixou de utilizar o programa do Sisu desde o segundo semestre de 2022.

Já a UFT e UFNT decidiram por suspender o uso do Sisu por tempo determinado de três semestres a partir de 2022.2. Para concorrer a vaga nas universidades os estudantes poderão utilizar o Processo Seletivo Complementar (PSC) com a nota do Enem, ou o vestibular próprio das instituições. 

Sisu em 2023

O Sisu 2023.1 dará início ao seu período de inscrições no dia 28 de fevereiro de 2023 e vai até o dia 03 de março. O resultado está previsto para o dia 7 de março.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES